A Itália está fora de um Mundial 60 anos depois. É preciso recuar até 1958 para recordar uma fase final de um Mundial sem os italianos (antes, só em 1930 não tinham sequer disputado o apuramento), na competição que se disputou na Suécia.

Ora foram precisamente os suecos que colocaram agora fora da prova os transalpinos. A seleção italiana perdeu o jogo da primeira mão do playoff por 1-0, na Suécia, com um golo de Jakob Johansson, e esta segunda-feira à noite não foi além de um nulo em Itália.

O falhanço italiano acontece na mesma semana em que Andrea Pirlo, campeão do mundo com a seleção italiana em 2006, anunciou o fim da carreira, e Buffon se despediu, aos 39 anos, da squadra azzura, saindo em lágrimas do relvado sueco. Além de Buffon, este foi também o último jogo de Chiellini, Barzagli e De Rossi com a camisola da seleção.

O guarda-redes da Juventus vai continuar a partilhar com o alemão Lothar Matthäus o recorde de presenças em fases finais do Mundial – seis. Buffon, que não falhava um campeonato do mundo desde 1998, disputou 14 jogos em fases finais e cumpriu 175 internacionalizações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tenho muita pena, não por mim, mas por todo o futebol, porque nós falhámos e, mesmo de um ponto de vista social, pode ser muito importante. É o que eu lamento, não parar [de jogar], porque o tempo passa e é normal que isso aconteça. Só lamento que o meu último jogo na seleção coincida com esta eliminação”, afirmou Gigi Buffon, 20 anos depois de estrear com a camisola da seleção italiana.

A squadra azzurra interrompe assim uma série de 14 participações consecutivas em fases finais de Campeonatos do Mundo. O Brasil é o país com mais presenças consecutivas em Mundiais – 21 – estando já apurado para a Rússia. Portugal está em 11.º no ranking atual, com 5 participações seguidas em Campeonatos do Mundo. A Alemanha vai em 17, a Argentina em 12, a Espanha em 11, a Coreia do Sul em nove, o México em sete e Inglaterra, França e Japão em seis.

Os outros grandes ausentes são os Estados Unidos (participavam há 7 mundiais consecutivos), a Holanda (presente nos três últimos mundiais), a Costa do Marfim e Ghana (também estiveram nos útimos três mundiais).

Quanto a estreantes, o Mundial da Rússia recebe o Panamá e a Islândia.

Esta terça-feira disputa-se a última vaga europeia, com o jogo em Dublin entre a Irlanda e a Dinamarca. O primeiro jogo acabou sem golos.

Como as redes sociais e a imprensa internacional estão a reagir à ausência de Itália do Mundial 2018

As redes sociais e a imprensa internacional – incluindo a italiana – já começaram a reagir ao falhanço da squadra azzura.

https://twitter.com/EUniversee/status/930195393769558018

O guarda-redes do FC Porto, Iker Casillas, deixou uma mensagem emocionada a Buffon.

O jornal espanhol Marca diz “arriverderci Italia”.

O italiano Gazzetta dello Sport fala em apocalipse.

O Corriere dello Sport não precisou de muitas palavras.