“Caso o seu colega assine contrato com o hospital, pagamos-lhe a si, que nos recomendou o profissional, o valor de 1000 euros como forma de recompensa”, lê-se no email enviado por uma empresa de recrutamento de profissionais de saúde a diferentes médicos, com vista a recrutar um ortopedista para o Hospital Garcia de Orta, em Almada. Segundo noticia o Jornal de Notícias (exclusivo edição impressa), a empresa Insidepurple paga 1.000 euros a quem lhe recomendar um profissional que venha a ser contratado pela unidade hospitalar, uma situação que já está a ser investigada pela Ordem dos Médicos.

Contactado pelo JN, o hospital visado garantiu estar à procura de um ortopedista, sobretudo no serviço de urgência, pelo que tem recorrido “pontualmente a estas empresas prestadoras de serviços médicos para a identificação de profissionais interessados em colaborar com este hospital”. No entanto, o Garcia de Orta confirmou desconhecer a oferta de gratificação.

Já a Insidepurple explicou ao mesmo jornal que a estratégia de recrutamento em causa foi aplicada pela primeira vez e assume toda a responsabilidade. A empresa esclarece ainda que os salários assinalados no respetivo email — que oscilam entre 6.000 e 6.500 euros — não estão corretos.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, confirmou ao JN que vai investigar a situação, uma vez que esta “não é normal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR