Auto

Produção automóvel em Portugal cresce 13,5% até outubro

A produção automóvel aumentou 13,5% até outubro face ao mesmo período do ano passado, tendo sido produzidos 137.296 veículos nos primeiros dez meses deste ano, segundo a ACAP.

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

A produção automóvel aumentou 13,5% até outubro face ao mesmo período do ano passado, tendo sido produzidos 137.296 veículos nos primeiros dez meses deste ano, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

De acordo com dados hoje divulgados pela ACAP, só em outubro, foram produzidos 19.940 automóveis, o que se traduz num aumento de 74,7% em relação ao mesmo mês de 2016, tendo havido um “grande dinamismo em todas as categorias e tipos de veículos”.

A produção dos automóveis ligeiros de passageiros aumentou 85,4%, tendo sido fabricadas 15.617 unidades, e a de comerciais ligeiros cresceu 45,6%, para 3.827 unidades.

Também a categoria de veículos pesados viu a produção subir 37,8% no mês passado, em que foram produzidos 496 viaturas.

Para a ACAP, a evolução da produção automóvel nos primeiros dez meses do ano “confirma a importância das exportações para o setor automóvel, já que 94,3% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo”.

Quanto aos principais mercados, a Europa “continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional”, totalizando 85,2%.

A Alemanha lidera o destino da produção automóvel nacional, representando 21,2%, seguindo-se Espanha com 13,6%, o Reino Unido com 11,4% e França com 10,8%.

O mercado asiático “mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal”, com a China no primeiro lugar (10%).

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site