O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira as nove ilhas do arquipélago dos Açores sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e trovoada.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo vigora para o grupo ocidental, Flores e Corvo, a partir das 17:00 locais (mais uma hora em Lisboa) deste dia e até às 14:00 de terça-feira.

Já no grupo oriental, ilhas de Santa Maria e de São Miguel, o aviso amarelo inicia às 20:00 e mantém-se durante 24 horas.

As ilhas do grupo central – Faial, Terceira, Pico, São Jorge e Graciosa – estão igualmente sob aviso amarelo entre as 17:00 de deste dia até às 20:0 de terça-feira.

A delegação regional dos Açores do IPMA justifica a emissão dos avisos com “uma depressão, localizada a sul dos Açores e com deslocamento para nordeste”, que deverá provocar um agravamento do estado do tempo no arquipélago. Segundo o IPMA, são esperados períodos de chuva e aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR