Depois de termos espreitado os bastidores, saem as primeiras imagens finais do Calendário Pirelli 2018. Tim Walker foi o nome escolhido para fotografar. Conhecido pelos conceitos e cenários inspirados em contos de fadas, o fotógrafo britânico partiu da obra Alice no País das Maravilhas para criar o seu próprio universo em 28 imagens. Naomi Campbell, RuPaul, Whoopi Goldberg, Adwoa Aboah, Lupita Nyong’o, King Owusu, Alpha Dia e Puff Daddy são alguns dos protagonistas desta edição. Na pele das personagens do conto de Lewis Carroll, surgem com figurinos exuberantes, fotografados em cenários fantásticos.

O styling ficou a cargo de Edward Enninful, atual diretor da Vogue britânica. Na cenografia esteve Shona Heath, presença regular na equipa de Tim Walker e responsável por campanhas de marcas como Christian Dior, Miu Miu e Hermès.

À 45.ª edição, o Calendário Pirelli rompe oficialmente com o registo de outros tempos. Durante anos, o calendário foi conhecido pelas fotografias reveladoras de corpos femininos. Hoje, com a diversidade no topo da agenda, Tim Walker fotografa 18 protagonistas, todos eles negros. “Como fotógrafo, eu não podia contar a história da Alice de uma forma que já tivesse sido contada”, afirma Walker à própria Pirelli.

“Este calendário é o meu trabalho de sonho, algo que eu pensava vir a fazer só daqui a cinco ou seis anos”, admite a modelo Duckie Thot, a quem coube desempenhar o papel de Alice.

O contraste com a última edição não podia ser maior. No ano passado, o Calendário Pirelli ficou marcado pelo minimalismo e pela crueza das imagens de Peter Lindbergh, que fotografou 14 grandes atrizes. O resultado final chegou a preto e branco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR