A bolsa nova-iorquina encerrou esta segunda-feira em alta, com os investidores satisfeitos com a perspetiva da redução de regulação incidente sobre alguns bancos regionais.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average ganhou 0,07% (17,49 pontos), para as 23.439,70 unidades, e o Nasdaq 0,10% (6,66), para as 6.757,60. Da mesma forma, o S&P500 avançou 0,10% (2,54), para os 2.584,84 pontos.

A imprensa norte-americana divulgou que republicanos e democratas chegaram a acordo, no Senado, para reduzir a supervisão do banco central sobre alguns bancos regionais, modificando uma das regulações instituídas depois da crise financeira de 2008, no quadro da designada lei Dodd Frank.

“Há uma série de regras idiotas na regulação Dodd Frank. Eles tentam visivelmente de suprimir as mais evidentes”, opinou Maris Ogg, da Tower Bridge Advisors.

Esta notícia pareceu atenuar os efeitos nos principais índices da pesada queda da cotação do conglomerado industrial General Electric, que perdeu 7,7%, depois de anunciar um plano de reestruturação, que prevê alienações de ativos no valor de 20 mil milhões de dólares e milhares de despedimentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, os investidores pareceram mais tranquilos perante o eventual adiamento de parte da grande reforma fiscal na imposição incidente sobre as empresas.

Os investidores “parecem interessar-se menos pelos detalhes da lei, como a taxa exata de imposição ou os prazos de concretização, e mais por se passar finalmente alguma coisa no Congresso”, sublinhou Nate Thooft, da Manulife Asset Management. “Em suma, há esperança em que existam avanços políticos, depois dos fracassos repetidos, à semelhança dio que se passou com a reforma da lei de acesso aos cuidados de saúde”, acrescentou.

Ao contrário, Maris Ogg considerou: “Não penso que os investidores esperem o que quer que seja do Congresso”.

Por seu lado, Sam Stovall, da CFRA, alertou: “Suprimir a ‘cenoura’ fiscal que permitiu a subida do mercado (…) levaria os investidores a comportarem-se como um animal enganado e faria um rápido movimento de recuo”.