Supercarros

5.000 cv. Aqui está um carro que chama a atenção

231

Os melhores desportivos do mundo, como o Bugatti Chiron, oferecem aos seus condutores 1.500 cv. Agora imagine a sensação de ter pela frente um adversário com o triplo da potência. É o Devel Sixteen.

Autor
  • Alfredo Lavrador

A luta pelo ceptro do melhor superdesportivo do mundo está ao rubro. Entre o Bugatti Chiron e o Koenigsegg Agera RS, menos potente mas substancialmente mais leve, não há grande diferença, quanto o tema é acelerar de 0 a 400 km/h e depois travar de regresso a 0 km/h.

Se a aposta mete velocidade máxima, então voltamos a ter o Chiron, mas desta vez frente ao quase desconhecido Hennessey Venom F5, ambos muito acima dos 400 km/h. Acontece que esta hierarquia está em vias de pertencer ao passado, assim que começar a circular o Devel Sixteen, o superdesportivo que será apresentado no Salão do Dubai e que promete qualquer coisa como 5.000 cv. Ou seja, mais de três vezes a potência de um Chiron.

O Devel é, curiosamente, um carro do Dubai. Pertence a uma empresa local, que paga a factura, mas quem trata da produção são os italianos da Manifattura Automobili Torino, os mesmos especialistas em veículos deste tipo – rápidos, eficientes e caros – que também constroem o Glickenhaus SCG 003 e o Apollo Intensa Emozione.

O superdesportivo árabe possui linhas agressivas, com óbvio tratamento aerodinâmico, pois como se espera que atinja uma velocidade máxima elevada (elevadíssima será o termo mais correcto), a estabilidade começa a ser um problema muito sério, especialmente se uma irregularidade do piso o fizer descolar ou levantar a frente.

Mas o maior trunfo do Devel Sixteen está mesmo no sixteen. É que o desportivo tem montado um motor a gasolina de 16 cilindros em V, com 12,3 litros de capacidade, sendo importante realçar que há uma série de camiões com menos cilindrada do que este peso-pluma.

Esta unidade motriz, que é soprada por quatro turbocompressores, qual Bugatti Chiron, foi notícia há dois anos, quando visitou um banco de potência. Na altura, chocou os especialistas ao atingir 4.000 cv. Mas agora, em vésperas da revelação ao público, surge na versão definitiva com uns impressionantes 5.000 cv. Tudo para garantir uma velocidade máxima de 500 km/h. É, muito provavelmente, o primeiro desportivo que, quando for apanhado à velocidade máxima pela brigada de trânsito lá do sítio, o senhor agente vai ficar indeciso entre dar um abraço de parabéns ao condutor, ou prendê-lo, apreender-lhe o veículo e brindá-lo com uma multa à medida.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site