A diretora-geral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa considerou esta terça-feira que o apoio do Banco Africano de Desenvolvimento “é fundamental” e que abre uma “avenida nova de financiamento” na CPLP.

Para a diretora-geral da CPLP, Georgina Melo, que falava após um encontro com o presidente daquela instituição, Akinwumi Adesina, o apoio do BAD é fundamental e “abre uma avenida nova de financiamento” para os projetos que estão em preparação.

“Vamos entrar, abrimos novas avenidas de financiamento e isso dá-nos um alento muito grande”, vincou Georgina Melo.

“O banco quer a nossa cooperação em muitas das intervenções que planeia porque muitas coincidem com as nossas prioridades”, disse a responsável à Lusa, no final da reunião com Adesina.

Para Georgina Melo, a visita do presidente do BAD e a promessa de acesso a verbas para projetos na lusofonia é uma das consequências do trabalho interno feito nos últimos anos.

“Temos vindo a preparar a CPLP para se candidatar e ter acesso a fundos de outras entidades e instituições financeiras internacionais para financiar projetos, e esta reunião mostra que os preparativos que fizemos em termos de organização e instrumentos de controlo financeiro interno estão a dar resultados e assim podemos projetar a CPLP, em termos de financiamento, para programas e projetos do século XXI”, concluiu a diretora-geral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR