Sismo

Presidente do Irão promete reconstrução rápida após o sismo de domingo

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, prometeu esta terça-feira reconstruir a área devastada pelo sismo de domingo no período mais curto possível.

O sismo que atingiu a fronteira entre o Irão e o Iraque causou, pelo menos, 452 mortos.

ABEDIN TAHERKENAREH/EPA

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, prometeu esta terça-feira reconstruir a área devastada pelo sismo de domingo no período mais curto possível. O chefe de Estado iraniano falava em Kermanshah, capital da província homónima, onde chegou esta manhã.

Quero assegurar a todos os que sofrem que o governo começou a agir com todo o seu poder e que se esforça para resolver este problema o mais rapidamente possível”, disse à saída do avião no aeroporto de Kermanshah (420 quilómetros a sudoeste de Teerão), pouco depois das 9h30 (6h00 em Lisboa).

O oeste da província de Kermanshah, que faz fronteira com o Iraque, foi atingido na noite de domingo por um sismo que causou 423 mortos e 7.370 feridos, segundo o mais recente balanço oficial iraniano. No Iraque, as autoridades informaram que o sismo causou oito mortos e 336 feridos.

No que concerne à reconstrução, “peço a todos os funcionários do governo, a todos os líderes militares, a todas as fundações de caridade e às organizações não governamentais que ajudem a Fundação para a Habitação e que não façam nada separadamente”, acrescentou.

A organização de caridade para-pública, a Fundação para a Habitação, foi criada pelo imã Khomeini, o fundador da República islâmica. O seu objetivo principal é ajudar os mais carenciados a ter habitação.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site