Não há qualquer dúvida: a Finlândia é o país mais seguro do mundo sob todos os prismas. A instituição especialista em segurança International SOS produziu o “2018 Travel Risk Map”, que classifica o nível de ameaça de todos os países do mundo em três categorias – saúde, segurança e segurança na estrada. O país escandinavo destaca-se e tem o melhor conjunto de classificações em todas as análises.

Percorrendo os dados referentes ao trio de riscos, há também um trio de países que se destaca pela positiva. Noruega, Suécia e Finlândia são os três países do mundo com os melhores níveis de serviço de saúde, segurança e segurança na estrada. Logo a seguir, os países do ocidente europeu, Estados Unidos, Canadá e Austrália também surgem bem classificados.

Ainda assim, a International SOS faz uma referência aos países europeus com maior risco de acidente de viação: Itália, Bélgica e Portugal. Nesta categoria, grande parte de África, o Médio Oriente e o sudeste asiático tem risco alto ou até muito alto.

No que toca aos países que correm mais risco de sofrer um ato de terrorismo, o Iraque fica com o malfadado primeiro lugar, já que sete dos dez atentados mais mortíferos de 2016 aconteceram naquele país. Logo a seguir, Afeganistão e Nigéria completam o top 3 – e só depois surge a Síria. Neste ranking, que lista os vinte países mais suscetíveis de serem alvo de atentado terrorista, a única nação europeia é a Ucrânia, em 17.º lugar.

O The Telegraph conta que depois de um verão recheado de desastres naturais – principalmente furacões e tempestades tropicais – a International SOS decidiu acrescentar uma alínea ao seu relatório anual, que indica quais os países mais vulneráveis a desastres naturais. Vanuatu, um arquipélago no sul do Oceano Pacífico, é o país mais perigoso neste índice. Bem de perto, surgem Tonga, Filipinas e Guatemala.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR