Há mais uma mulher a acusar George H. W. Bush – pai de George W. Bush – de assédio sexual. A sétima vítima, que não quis revelar o nome, é a primeira a acusar o antigo presidente dos Estados Unidos de a assediar enquanto ainda estava na Casa Branca.

O caso remonta a Abril de 1992 – Bush foi presidente de 1989 a 1993 -, quando a mulher em questão foi com o pai a uma angariação de fundos para a campanha de reeleição do então presidente, em Dearborn, no Michigan. O modus operandi parece ser sempre o mesmo: quando é altura de tirar uma fotografia, George H. W. Bush toca discretamente no rabo da rapariga que está ao seu lado. Esta era a história que as seis mulheres anteriores tinham contado; é também a que conta esta nova vítima.

Nós juntámo-nos para uma fotografia e eu só pensei ‘caraças!’, revelou à CNN, acrescentando que “foi como um suave apalpão”.

Na altura, ainda chegou a pensar ter sido um acidente. Mas as recentes acusações e as semelhanças tão vincadas com a sua história fizeram com que pensasse duas vezes e decidisse tornar o episódio público. “O que toda a gente diz é ‘ele é velho’. Ok, mas ele não era velho quando me aconteceu a mim”, desabafa à CNN. George H. W. Bush, agora com 93 anos, tinha 67 na altura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mulher, agora com 55 anos, partilhou com a cadeia de televisão a fotografia em causa. Esta nova acusação surge no seguimento de outras seis, entre os anos de 2003 e 2016, com traços muito parecidos. A única diferença é que em Abril de 1992, George H. W. Bush era Presidente dos Estados Unidos da América.

EUA. Antigo presidente George H. W. Bush acusado de assédio sexual