Um folhado de salsicha no lugar de menino Jesus, foi assim que a cadeia de padarias Greggs, sediada no Reino Unido, decidiu promover a campanha de Natal – os famosos calendários relacionados com a época do advento -, que terá início na próxima segunda-feira. A imagem da campanha é então um presépio que contém os três reis magos e, no lugar do menino Jesus, um folhado de salsicha. A ideia? Ter os três homens sábios reunidos em torno do berço – não do menino Jesus, mas sim do folhado.
24 days of Greggs? Ho ho HECK YES. Pick up our advent calendar in selected shops from 20th Nov and countdown to the big day in style! pic.twitter.com/H56ncBUFRT
— Greggs (@GreggsOfficial) November 13, 2017
Depois do lançamento da imagem da campanha, a Greggs já pediu desculpas, porque muitas críticas surgiram nas redes sociais, e não só, principalmente vindas de cristãos. A cadeia não retirou o produto do mercado, mas declarou, em comunicado: “Desculpem termos causado qualquer ofensa, essa nunca foi a nossa intenção.”
Simon Richars, líder da Freedom Association, um grupo de direita, afirmou que o anúncio era doentio e que “todos sabemos que não devemos ousar insultar outras religiões.”
Please boycott @GreggsOfficial to protest against its sick anti-Christian Advent Calendar. What cowards these people are: we all know that they would never dare insult other religions! They should donate every penny of their profits to @salvationarmyuk https://t.co/tAV7CRP7WM
— Simon Richards ???????? ????????????????????????????#StandUp4Brexit (@simplysimontfa) November 15, 2017
O porta-voz da Aliança Evangélica, Daniel Webster, disse que “colocar um folhado de salsicha na manjedoura de uma cena de Natal parece ser a fabricação de um escândalo para vender produtos cozidos e negligenciar a verdadeira essência do Natal. Todos os anos, algumas empresas criam uma controvérsia no Natal para obter ganhos comerciais; parece ser mais cedo a cada ano “.
Se muitas críticas houve, também muitos acharam piada ao anúncio e não perderam tempo em mostrá-lo no Twitter.
Starting a new religion. Who's in? #Greggs pic.twitter.com/X21D1vQdVo
— RB. (@randallbell) November 15, 2017
Greggs biggest mistake was that they used a sausage roll and not a steak bake. Or at the very least, a cheese and bacon turnover. pic.twitter.com/lx1HwGEi8I
— Lorraine Cope (@_HappyFish_) November 15, 2017
“O maior erro da Greggs foi terem usado folhado de salsicha e não bife cozinhado. Ou uma novidade com queijo e bacon”, partilha uma utilizadora.
Don't see any problem with what Greggs have done, seeing as Jesus backwards is sausage
— Tom Victor (@tomvictor) November 15, 2017
“Não vejo nenhum problema com o que a Greggs fez, visto que o menino Jesus é a salsicha”, comenta outro utilizador.
Há ainda quem ache que tudo isto não passou de uma estratégia de marketing, até mesmo o pedido de desculpas feito pela companhia.
https://twitter.com/tomwalkr/status/930786537008189441?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.theweek.co.uk%2F89733%2Fgreggs-apologises-for-swapping-jesus-with-a-sausage-roll-in-nativity-scene
Um utilizador partilha então a sua teoria da conspiração, dizendo que se “a Greggs planeou toda a situação do menino Jesus salsicha, incluindo o pedido de desculpas, como um golpe de publicidade” foi inteligente.
O anúncio do lançamento do calendário foi feito pela cadeia esta semana e um porta-voz da Greggs disse que os calendários de Natal existem há anos “então achamos que era hora de levar o conceito mais a fundo. Os fãs não vão ficar desapontados com o que está por detrás das portas.”