789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Luaty para Isabel dos Santos: "Olá, irmã, como te sentes por seres despedida?

Este artigo tem mais de 5 anos

O ativista Luaty Beirão reagiu com vários tweets à decisão de João Lourenço de afastar Isabel dos Santos da Sonangol. "Estou maluco", escreveu. "João Lourenço veio com nervo, está a sair muito bem."

Luaty Beirão deixou algumas mensagens dirigidas a Isabel dos Santos nas redes sociais. "Como te sentes", perguntou-lhe de forma irónica
i

Luaty Beirão deixou algumas mensagens dirigidas a Isabel dos Santos nas redes sociais. "Como te sentes", perguntou-lhe de forma irónica

JOOST DE RAEYMAEKER/LUSA

Luaty Beirão deixou algumas mensagens dirigidas a Isabel dos Santos nas redes sociais. "Como te sentes", perguntou-lhe de forma irónica

JOOST DE RAEYMAEKER/LUSA

Desde que Isabel dos Santos foi exonerada do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, o rapper e ativista luso-angolano tem feito declarações e deixado várias mensagens nas redes sociais onde deixa claro o espanto pela decisão de João Lourenço.

“Porra, sai uma marcha de apoio?”, perguntou, reagindo a um post onde era anunciada a demissão de Isabel dos Santos. “‘Tou malaike [maluco]. O kota rebentou o ninho de marimbondos [vespas]”, continuou, e depois fez um tag para a conta de Twitter de Isabel dos Santos, a quem perguntou: “Como te sentes nesta exoneração inaugural?”.

As mensagens para Isabel dos Santos continuaram, desta vez em inglês. “Hey, irmã com uma grande inteligência, como é que te sentes por teres sido despedida? É melhor que te comeces a habituar”, escreveu, novamente com um tag para a filha mais velha de José Eduardo dos Santos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois, publicou uma fotografia onde aparecia sorridente e ao lado da filha. A legenda voltava a remeter para Isabel dos Santos: “Eu e a minha filha ao recebermos a notícia da exoneração da Isabel dos Santos. JLo [alcunha para João Lourenço] veio com nervo, ‘tá a sair muito bem”.

E, mais à frente, partilhou uma série de mensagens que Tchizé dos Santos terá enviado num grupo de WhatsApp, onde criticou a decisão de João Lourenço, que ordenou que fossem cancelados os contratos entre a TPA, cadeia de televisão pública de Angola, e a Semba Comunicações. Esta empresa é detida em partes iguais por Tchizé dos Santos, que além de ser deputada do MPLA faz parte do comité central do partido, e por José Eduardo Paulino dos Santos, o filho de José Eduardo dos Santos mais conhecido pelo seu nome artístico, Córeon Dú.

Nas várias mensagens que enviou, a filha de José Eduardo dos Santos, deputada do MPLA e dona da Semba Comunicações, empresa cujos contratos com a televisão pública angolana foram agora cancelados, dizia que está a “apanhar por tabela em fogo cruzado não sei vindo de onde” e disse que sonhava “que um dia um PR [Presidente da República] de Angola me outorgará um certificado de mérito, uma comenda pelos serviços à pátria”.

No excerto partilhado por Luaty Beirão, a mensagem continua, com Tchizé dos Santos a elencar os casos do músico Paul McCartney e da pintora Paula Rego, ambos reconhecidos pelo poder político devido ao seu trabalho. Depois, acrescentou: “Em Angola os cidadãos que elevam a imagem da pátria, levam as nossas novelas a serem nomeadas para um Emmy são perseguidos e achincalhados publicamente pelo PR”.

Luaty Beirão comentou da seguinte forma: “Começou a choradeira da deputada”.

As reações continuaram no Facebook. Naquela rede social, Luaty Beirão voltou a partilhar a fotografia que tinha colocado no Twitter, ao lado da sua filha, e deixou um novo comentário. “J.Lo… ‘tou malaike [maluco] contigo, papoite [sinónimo de pai, também utilizado para designar homens mais velhos]. Queria esperar os 100 dias, mas não dá para não parabenizar, ya? E manda um halla [cumprimento] na mamoite [mãe] ALo [Ana Lourenço, mulher do Presidente e governadora do Banco Mundial em Angola], porque de certeza que essas medidas têm também dedo dela”, escreveu no Facebook.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora