Hoje em dia com solução idêntica apenas a partir do Golf, a Volkswagen pode estar a ponderar estender a hardcore oferta “R” também ao seu modelo mais pequeno, o Polo. Embora não exista ainda qualquer decisão definitiva quanto à possibilidade de passagem de produção, certo parece ser já que, nesta nova versão, o utilitário poderá vir a anunciar potências na ordem dos 300 cv.

A notícia foi avançada pela britânica Autocar, que cita declarações do director da Volkswagen para os modelos mais pequenos, Ralf Kölling. O qual não deixa de considerar que “existe, efectivamente, espaço suficiente para uma versão mais potente do Polo”.

Novo Polo. Mini Golf chega em Outubro por 16.285€

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a mesma publicação, até mesmo as modificações que uma versão como esta obrigaria não seriam tão significativas quanto isso. Desde logo, porque o motor que o Golf R actualmente utiliza é, nada mais, nada menos que o mesmo que já é utilizado pelo Polo GTI. Ao passo que, em termos de plataforma, o facto de ambos os modelos utilizarem a MQB permite pensar que o modelo mais pequeno também poderia adoptar o sistema de quatro rodas motrizes já presente no Golf R.

Novo Polo está maior e tem versão GTI com 200 cv

Como único senão, em termos técnicos, só mesmo o peso extra que estas alterações trariam ao Polo, já para não falar no necessário aumento de preço, de forma a cobrir os custos deste acréscimo de equipamento. Situação que acabaria por colocar o utilitário com valores muito próximos dos do Golf.

Apesar destas condicionantes, convém ter presente que outras marcas do grupo, como a Seat ou a Skoda, estão já a ponderar utilizar este mesmo motor de 2 litros com mais de 300 cv em algumas das suas propostas desportivas. E a própria Volkswagen já assumiu a intenção de aumentar a oferta em termos de modelos “R”. Algo, aliás, prenunciado com o ainda esperado anúncio de uma versão R do novo SUV T-Roc, ao que tudo indica, para preencher o lugar deixado vago com o desaparecimento do Scirocco R.