O líder parlamentar do PS anunciou esta sexta-feira que o partido vai apresentar mais de 100 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2018 entregue pelo Governo na Assembleia da República. Uma parte delas pretende dar resposta aos incêndios e vão custar mais de 680 milhões de euros, mas o custo final para o défice de todas as medidas de combate aos incêndios será de 222 milhões de euros. Por essa razão, o défice subirá para 1,1%.

Fundos estruturais, linhas de crédito e compensações no Orçamento. O pacote de medidas para dar resposta aos incêndios que já estava no orçamento foi complementado com mais medidas, também para integrar as decisões do Conselho de Ministros Extraordinário que decorreu sobre o tema dos incêndios. No total, custará mais de 680 milhões de euros.

O impacto no défice será mais reduzido, apenas 22o milhões de euros. Isto acontece porque as propostas do PS para financiar este esforço vão envolver fundos estruturais e linhas de crédito – sem impacto no défice. Parte destas medidas já estava contabilizado no défice, cerca de 103 milhões de euros. As novas medidas aumentam o défice em 120 milhões de euros.

Das novas medidas, 166 milhões de euros serão acrescentados para reconstrução, outros 82 milhões de euros para o reforço da prevenção, 29,6 milhões de euros o reforço de meios de combate aos incêndios e 10,5 milhões para capacitação institucional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR