Argentina

Buscas por submarino argentino continuam sem sucesso

141

O ARA San Juan, que levava 44 passageiros e desapareceu na passada quarta-feira, continua dado como desaparecido, apesar dos esforços das autoridades Argentinas.

ARGENTINA NAVY HANDOUT/EPA

As buscas no oceano Atlântico para localizar o submarino militar argentino ARA San Juan, com 44 pessoas a bordo e cujo contacto foi perdido na quarta-feira, continuaram hoje sem sucesso, apesar do reforço do dispositivo.

Na ausência de resultados após uma revista de superfície a cerca de 80% da zona onde o submarino deveria estar, a Marinha argentina preparava-se para uma eventual operação de resgate em profundidade.

“Como não o localizámos à superfície, iremos iniciar em paralelo a busca no fundo” afirmou o chefe da base naval de Mar del Plata, porto de origem do submarino situado 400 quilómetros a sul de Buenos Aires, Gabriel Gonzalez, citado pela agência France Presse.

As buscas foram dificultadas pela má visibilidade, devido ao mau tempo na zona onde o submarino foi localizado pela última vez na quarta-feira, a 430 quilómetros das costas da Patagónia e da Península de Valdés.

As buscas concentram-se numa zona com cerca de 300 quilómetros de diâmetro.

O submarino reportou pela última vez a sua posição na madrugada de quarta-feira, pelo que, passado algum tempo sem comunicação com o aparelho, a Armada decidiu ativar, na tarde de quinta-feira, o protocolo de busca.

JRS // EL

Lusa/fim

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site