Um piloto da TAP está a ser investigado pelas autoridades aeronáuticas francesas devido a um incidente considerado “grave”. O piloto em causa, que operava um avião ao serviço da Portugália, terá iniciado a manobra de descolagem numa pista de taxiway do aeroporto de Nice — utilizada apenas para movimentos em terra, entre descolagens –, paralela à que devia usar para levantar voo. O caso aconteceu no início da semana passada.

A informação consta de uma nota do Bureau d’Enquêtes et d’Analyses (BEA), a autoridade francesa responsável por investigar incidentes e acidentes em território francês em que estejam envolvidos aviões civis (uma entidade congénere do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários português).

A nota refere que o incidente ocorreu “de noite” com um aparelho da TAP — um Embraer ERJ190 com matrícula CS-TPV — que tinha recebido autorização para “alinhar” para a partida e “descolar” de Nice com destino a Lisboa. “O aparelho alinhou-se na via de circulação U, paralela à pista 04L e iniciou a descolagem”, refere o relatório do BEA. Foi já com o avião em marcha e a ganhar velocidade na pista de taxiway que a torre de controlo se deu conta de que o aparelho estava na pista errada.

A ordem seguiu de imediato para os pilotos aos comandos do avião da Portugália: interromper a marcha. O avião já tinha percorrido largas centenas de metros na pista e seguia a 170 quilómetros hora, perto de atingir a velocidade de descolagem, mas conseguiu interromper a marcha a tempo de evitar quaisquer danos ou ferimentos entre os passageiros.

O piloto deu então meia volta e seguiu para a pista 04L de onde acabaria por partir. Apesar de o incidente não ter registado quaisquer danos ou ferimentos, o piloto acabou por ser alvo de um inquérito por parte da BEA, refere o mesmo relatório.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR