Elon Musk não estava a brincar quando disse que a pickup da Tesla seria um veículo imponente, capaz de transportar tudo e mais alguma coisa. Até mesmo, outra pickup! E a prova surgiu no final do evento em que foram revelados o camião Semi e o coupé Roadster, quando o CEO do construtor americano fez projectar uma imagem da próxima super pickup no imenso ecrã.

Já se sabia, há muito, que os planos futuros da Tesla passavam pela comercialização de uma pickup, classe de veículos que tradicionalmente disputam a liderança de vendas no mercado doméstico. Todos pensaram que a marca norte-americana se preparava para produzir um modelo de caixa aberta, virado para a deslocação de passageiros e alguma carga, fabricada com base num dos veículos da gama actual, tipo Model S ou X. Mas a realidade é que, nos EUA, há pickup para todos os gostos e se as mais pequenas – e mais vendidas – são as similares às Ford F150, com 5 metros de comprimento e um peso de 1.800 kg, as mais imponentes e que fazem revirar os olhos aos amantes desta classe de modelos são as pickup tipo F450 Heavy Duty, uns monstros com mais de 7 metros de comprimento e quase 4.000 kg de peso. E foi exactamente a estas super pickup que a Tesla decidiu apontar, substituindo os seus enormes motores, a gasolina ou diesel, por motorizações eléctricas com muito mais potência e capacidade de carga.

A pickup da Tesla que apareceu projectada no ecrã levantou desde logo dúvidas sobre se se tratava de uma super pickup, ou de um mini-camião. Com linhas muito similares ao Semi, mas em ponto mais pequeno – só ligeiramente –, o primeiro Tesla de caixa aberta respeita a vontade do chefe, pois só pela foto (na realidade, é um desenho) se torna evidente que é uma pickup capaz de transportar outra pickup, pois se repararmos, há um desses modelos na caixa de carga.

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A aposta de Musk numa pickup king size faz todo o sentido, dado que, depois de conceber e construir o Semi, o novo tractor semi-reboque, a solução mais barata será construir uma pickup recorrendo tanto quanto possível à mesma base do camião, o que lhe permitiria explorar ao máximo a mesma linha de produção, ao mesmo que utilizava parcialmente o mesmo conjunto de baterias.

Segundo o CEO da Tesla, permitir a alguém com uma carta de condução ‘normal’ conduzir uma pickup destas dimensões “é ligeiramente errado”, mas é a lei, admitiu, recorrendo depois à máxima: “Se não os podes vencer, junta-te a eles.”

Com um habitáculo em que devem caber cinco adultos sem dificuldades e uma caixa de carga onde, com a tampa aberta, se consegue transportar um veículo com 5 metros de comprimento, o comprimento total da pickup da Tesla deverá situar-se entre os 7 e os 8 metros.

Não se sabe ainda quando é que esta pickup eléctrica verá a luz do dia, mas o que é certo é que, depois do Semi ter anunciado 5 segundos de 0 a 96,6 km/h e uma autonomia de quase 1.000 km a rebocar 36 toneladas, será difícil colocar em causa o potencial da pickup eléctrica do fabricante americano.