Numa altura em que algumas companhias automóveis britânicas, como a Jaguar Land Rover, possuem já protótipos de veículos autónomos em testes, embora com humanos ao volante, o Executivo britânico pondera avançar com uma alteração da legislação, que porá fim a essa obrigatoriedade. Abrindo assim a porta a que os fabricantes possam passar à etapa seguinte, ou seja, testes em estrada aberta, mas já sem um humano aos comandos.

Da parte do Governo britânico, a liberalização é vista como uma forma de o Reino Unido se posicionar no mesmo patamar de países como os Estados Unidos e Singapura, onde já decorrem projectos-piloto com veículos autónomos, tornando-se assim um dos países líderes no desenvolvimento da condução 100% autónoma.

Mais apoios à rede eléctrica e a veículos não poluentes

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Outras medidas que o Governo britânico poderá vir a anunciar, já na quarta-feira, passam por um apoio na ordem dos 448 milhões de euros à rede de carregamentos de veículos eléctricos no país, assim como de cerca de 112 milhões de euros à venda de veículos não poluentes. Ao mesmo tempo que é aguardado um aumento das taxas e impostos sobre o gasóleo, ou até mesmo novos impostos para os veículos diesel.

Em declarações à Autocar, a Associação de Fabricantes e Comerciantes Automóveis (SMMT) veio já apoiar as pretensões do governo britânico, nomeadamente “quanto à intenção de fazer do Reino Unido um dos melhores locais no mundo para desenvolver, testar e vender veículos autónomos e permanentemente conectados”. Acrescentando que “estes veículos vão transformar as nossas estradas e sociedade, reduzindo dramaticamente os acidentes e salvando centenas de vidas todos os anos, ao mesmo tempo que garantirão milhares de milhões de libras à economia”.

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