Condução Autónoma

Reino Unido quer carros autónomos já em 2021

O Reino Unido poderá anunciar, esta semana, uma legislação que permitirá que veículos autónomos circulem livremente nas estradas do país, já a partir de 2021. Será o primeiro país europeu a fazê-lo.

Esta semana, na apresentação do Orçamento, espera-se que o Reino Unido jogue a cartada que lhe permitirá recuperar o atraso face a países como os EUA ou Singapura, removendo as restrições legais que actualmente impedem o teste de veículos autónomos sem um humano a bordo

Autor
  • Francisco António

Numa altura em que algumas companhias automóveis britânicas, como a Jaguar Land Rover, possuem já protótipos de veículos autónomos em testes, embora com humanos ao volante, o Executivo britânico pondera avançar com uma alteração da legislação, que porá fim a essa obrigatoriedade. Abrindo assim a porta a que os fabricantes possam passar à etapa seguinte, ou seja, testes em estrada aberta, mas já sem um humano aos comandos.

Da parte do Governo britânico, a liberalização é vista como uma forma de o Reino Unido se posicionar no mesmo patamar de países como os Estados Unidos e Singapura, onde já decorrem projectos-piloto com veículos autónomos, tornando-se assim um dos países líderes no desenvolvimento da condução 100% autónoma.

Mais apoios à rede eléctrica e a veículos não poluentes

Outras medidas que o Governo britânico poderá vir a anunciar, já na quarta-feira, passam por um apoio na ordem dos 448 milhões de euros à rede de carregamentos de veículos eléctricos no país, assim como de cerca de 112 milhões de euros à venda de veículos não poluentes. Ao mesmo tempo que é aguardado um aumento das taxas e impostos sobre o gasóleo, ou até mesmo novos impostos para os veículos diesel.

Em declarações à Autocar, a Associação de Fabricantes e Comerciantes Automóveis (SMMT) veio já apoiar as pretensões do governo britânico, nomeadamente “quanto à intenção de fazer do Reino Unido um dos melhores locais no mundo para desenvolver, testar e vender veículos autónomos e permanentemente conectados”. Acrescentando que “estes veículos vão transformar as nossas estradas e sociedade, reduzindo dramaticamente os acidentes e salvando centenas de vidas todos os anos, ao mesmo tempo que garantirão milhares de milhões de libras à economia”.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site