A tradicional época baixa já não é o que era e este ano promete uma procura maior por parte dos portugueses – mais até que na época de verão. As viagens feitas pelos portugueses estão a aumentar cerca de 10%, segundo o Jornal de Notícias, e os próximos fins de semana, que abrangem os feriados de 1 e 8 de dezembro, são as épocas mais procuradas, bem como a passagem de ano.

Açores, Porto e Lisboa são os locais mais desejados, esperando esgotar muitas unidades hoteleiras neste final de ano, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores. Vítor Costa, diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa, acredita que o ano vai fechar em grande, com um “recorde turístico”, uma vez que as perspetivas dos hoteleiros para dezembro são bastante animadoras.

No site de reservas online Booking.com há ainda quartos disponíveis nos hotéis com melhor pontuação para o primeiro feriado do mês, contudo, no fim de semana seguinte espera-se uma taxa de ocupação de 96%. O fim de semana de Natal está também quase preenchido, com uma taxa de ocupação de 94%, e para a passagem de ano restam apenas 4% dos alojamentos.

De acordo com Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo, “a crise serviu para ensinar as pessoas a planear e a fazer a reserva antecipada, não só em viagens de pacote, mas também na hotelaria e em bilhetes de avião”. Segundo a Travelport, o crescimento das viagens dos portugueses vai em 7,6% até ao momento, o que se traduz num aumento de mais de 100 mil passageiros face ao período homólogo de 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR