As Honduras vão passar a exigir, “de imediato”, um visto para que os venezuelanos possam entrar no país, anunciou esta segunda-feira a Secretaria de Estado de Relações Exteriores e Cooperação Internacional hondurenha.

A exigência do visto, segundo um comunicado publicado na página daquele organismo na Internet, é aplicada “em reciprocidade” com igual exigência feita por Caracas.

“A DRECI considera importante que a opinião pública, nacional e internacional, conheça que os hondurenhos necessitam de visto para ingressar na Venezuela, pelo que, no exercício da sua soberania e em aplicação da Lei, o Governo das Honduras, decidiu aplicar o critério de reciprocidade a fim de que os nacionais da Venezuela sejam incluídos na categoria de países ‘C’, que requerem de visto consultado”, explica aquele organismo.

O comunicado sublinha que as Honduras decidiram que, “sem exceção, aos nacionais da Venezuelana será requerido um visto para ingressar no território” hondurenho.

Segundo o DRECI, para solicitar um visto para as Honduras, os venezuelanos devem preencher um formulário do Instituto de Migração, acompanhado por uma carta devidamente autenticada, com a direção exata do advogado que atuará como seu epresentante legal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também uma ata de responsabilidade da pessoa natural ou jurídica que se responsabilizará pelo venezuelano, uma fotocópia autenticada do documento de identidade e do passaporte do solicitante, um certificado médico autenticado, um certificado de não existência de antecedentes criminais, autenticado, um mapa da direção exata onde estará o interessado e uma fotografia da residência.

Para solicitar o processo de visto devem pagar a quantia 100 dólares (82,70 euros).

“Esta decisão, de aplicação imediata, já foi comunicada, por via diplomática ao Governo da República Bolivariana da Venezuela”, conclui.

Segundo a imprensa local, na última quinta-feira as autoridades hondurenhas negaram o ingresso ao país do grupo musical venezuelano Los Guaraguao, que tinha sido invitado ao encerramento da campanha política da Aliança de Oposição Contra a Ditadura, das Honduras.

A Aliança de Oposição Contra a Ditadura está integrada pelos partidos Liberdade e Refundação, e Inovação e Unidade-Social Democrata, sendo presidida pelo ex-presidente das Honduras, Manuel Zelaya.