Os encarregados de educação de uma escola em Odivelas dizem que a sopa servida no estabelecimento sabe a café e a tabaco, avança a Agência Lusa. Desde o início do ano letivo e até ao dia 20 de outubro, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares recebeu 70 queixas sobre a má qualidade das refeições nas escolas e sobre a falta de pessoal nas cantinas. Só em setembro foram apresentadas 36 reclamações e em outubro outras 44.

Estas informações foram conseguidas esta tarde quando o Partido Nacional Renovador (PNR) visitou a escola Básica dos Pombais para conversar com encarregados de educação e alunos sobre a falta qualidade das refeições escolares servidas naquele e noutros estabelecimentos escolares. Bruno Rebelo, presidente do partido, disse que as refeições estão a ser “mal confecionadas e pobres em conteúdo”: “Os pais estão extremamente preocupados porque a comida servida às crianças continua a ser intragável. Por mais queixas que se faça não vale de nada e ainda existem perseguições. Os alunos que tiram fotografias ou que tentam denunciar são alvo de processos disciplinares e por isso os pais temem em dar a cara”.

Os pais dos alunos desta escola queixam-se também de que a carne é servida “completamente crua”. Uma das mães disse: “A comida é terrível e o meu filho já deixou de comer no refeitório. Carne crua, o peixe nem se consegue distinguir e as quantidades servidas são absurdas. Se, por um acaso, o aluno quiser repetir não o deixam. Devíamos ter o apoio da escola, mas eles ainda nos tentam calar”.

Esta manhã, Susana Santos, responsável pelo setor da educação na Câmara Municipal de Odivelas, visitou esta mesma escola. Em resposta à Lusa, Susana Santos disse que conversou com o diretor da escola e que este lhe garantiu que tudo corria bem e “dentro da normalidade”: “Eu própria visitei a cozinha e cheirava bem. É preciso haver serenidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR