Sportinguista, pouse a calculadora. O Sporting não precisa de cálculos, precisa de “milagres”. Dois.

Primeiro, e para seguir para os oitavos-de-final da Champions, precisa de vencer o Barcelona… em Barcelona. É certo que os culés, apurados que estão há muito, vão deixar a “artilharia pesada” (o mesmo é dizer: Messi, Iniesta, Suárez…) a repousar. Mas até um Barcelona em versão “B” é capaz de no Camp Nou vencer o Sporting. Sem demérito: seria capaz de vencer a maior parte dos adversários, exceção feita a “tubarões” como o City, PSG ou Real.

Mas vamos supor que o Sporting derrotava mesmo — e essa é uma condição sine qua non — o todo-poderoso Barcelona. Chegava? Não.

E é aqui que surge a necessidade um segundo “milagre”. Qual é? A Juventus perder pontos em Atenas com o Olympiacos — o Sporting derrotou (3-1) os gregos esta quarta à noite e, no estádio Georgios Karaiskakis, chegou ao intervalo a vencer por três “secos”. Sim, a defesa do Olympiacos é demasiado permeável – e isso não augura nada de bom para o confronto com a Juventus, um confronto de que o Sporting depende para continuar em prova. Mas, hey, quem é que nunca teve um dia “não”? Oxalá Dybala, Higuaín, Pjanic ou Buffon (sobretudo este!, que é guarda-redes) o tenham.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contas feitas, o Sporting tem neste momento sete pontos e a Juventus oito. Mesmo que terminassem empatados pontualmente, a vantagem seria sempre do clube transalpino — que venceu (2-1) em Turim e empatou a um em Alvalade.