Morreu João Ricardo, o ator e encenador português que encenou peças como Sonho de Uma Noite de Verão (2004) e A Ilha Encantada (2005) de William Shakespeare. Tinha 53 anos e sofria de um tumor cerebral, ao qual foi operado de urgência no dia 7 de outubro do ano passado, depois de se ter sentido mal durante as gravações da novela “Rainha das Flores”, da SIC, estação pela qual trabalhava em exclusivo desde 2010, depois de ter passado pela RTP e pela TVI.

Após a remoção do tumor e algumas sessões de radioterapia, o ator regressou à televisão e às filmagens integrando o elenco da novela “Espelho d’Água”, atualmente a ser transmitida pela SIC. Foi também neste período que João Ricardo se dedicou a cumprir um sonho antigo — o de atravessar a nado o estreito de Gibraltar -, e começou a treinar duas vezes por dia, em piscina, com vista a preparar-se para fazer a travessia em dezembro de 2018. No entanto, em maio, voltou a sentir-se mal e teve de abandonar tudo, incluindo a participação na novela, devido a uma reincidência do cancro que o obrigou a retomar tratamentos, de radio e quimioterapia.

O estado de saúde do ator tinha-se agravado esta quinta-feira depois de João Ricardo ter sido internado de urgência esta quarta-feira. Um familiar disse à revista VIP que se estava “à espera do pior”. Depois da primeira operação, o tumor regressou durante o processo de tratamentos. Em outubro deste ano, a agência de João Ricardo escrevia: “Para evitar todas as deturpações e especulações sobre o estado de saúde de João Ricardo, informo que o tumor reapareceu e que o ator está em fase de tratamentos”. “O ator está em fase de tratamentos”, lia-se na página oficial de João Ricardo no Facebook. “Por ser uma doença complicada”, a agência pedia respeito por “esta fase menos boa da vida” do ator.

No programa Alta Definição da SIC, emitido em novembro de 2016, João Ricardo disse que a vida “tinha sido generosa” com ele e que “toda a gente temeu” que morresse: “Percebi que as pessoas gostam de mim”. Em entrevista, o ator de “Laços de Sangue” disse: “A vida sempre me tirou o que tinha a tirar na altura certa e deu o que tinha a dar na altura certa. Já não tive nada, hoje tenho tudo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.youtube.com/watch?v=exCXt2aBzX8

João Ricardo deixa um filho de 12 anos, Rodrigo, mas a família garante que o ator preparou tudo para que o rapaz pudesse continuar a estudar. No Alta Definição, o ator falou de Rodrigo: “Ele dizia-me que eu não podia beber determinadas bebidas, ou comer isto ou aquilo, e para ter cuidado. Passou a ser responsável por mim. O meu filho é a tábua em que eu me agarro. Tem 11 anos. Precisa de mim e eu preciso dele”. Dizia ser Rodrigo a sua grande paixão e a razão por que nunca teria outros filhos.

Aos 16 anos, João Ricardo saiu de casa do pai, que o criou sozinho. Desentenderam-se numa noite em que este não o deixou entrar porque não cumpriu a hora estipulada para voltar: “Tinha de sentir a independência de que precisava”, explicou em 2011. Viveu na rua, na Rua Augusta, em Lisboa, durante seis meses, sustentando-se a fazer mímica. Voltaria a morar na rua na mesma altura em que namorou com Teresa Guilherme, a última relação que lhe foi reconhecida antes de Mafalda, a atual namorada.

Sobre a relação com a apresentadora da TVI, João Ricardo disse: “Ela foi uma pessoa muito importante na minha vida, é a mulher mais importante. Só tenho pena que, depois do que passámos, não tenhamos mais voltado a falar. Mas ela sabe o que valeu no meu coração. O que vivemos foi muito bonito. Tenho sempre que lhe agradecer por me ter feito feliz. Devo-lhe respeito, amor, compaixão e, acima de tudo, muito carinho. Ela fez-me outra pessoa”.

Daniel Oliveira, que o entrevistou em 2011 e em 2016 na SIC, já reagiu à morte de João Ricardo, partilhando no Facebook uma fotografia monocromática de um abraço entre os dois com a descrição: “Até sempre, amigo João”.

Teatro, cinema, televisão, cinema, um livro e culinária

João Ricardo nasceu em 27 de maio de 1964, em Lisboa. Em criança, o seu sonho era ser palhaço e fazer parte do circo, mas acabou por se tornar ator. A sua carreira iniciou-se em 1989, com uma participação especial na série de televisão “Caixa Alta”, da autoria de Tozé Martinho e Manuel Arouca, exibida na RTP.

Ainda na estação pública, o ator participou como ator convidado em “O quadro roubado” e “Nós os ricos”, com destaque de elenco principal em “Lelé e Zequinha” e “Cruzamentos”, aqui já com 35 anos, dez anos depois de ter iniciado atividade.

Em 2003, teve a sua primeira participação fora da RTP, numa telenovela da TVI, intitulada “Coração Malandro”.

Continuou a participar em diversas séries nos três canais de televisão até 2010, ano em que assinou um contrato de exclusividade com a SIC e protagonizou uma das telenovelas com mais sucesso da estação, “Laços de Sangue”, onde interpretou Armando Coutinho, a sua personagem mais famosa.

No cinema fez parte dos elencos dos filmes “A passagem da noite” (2003), de Luís Filipe Rocha, “A costa dos murmúrios” (2004), de Margarida Cardoso, “Os meus espelhos” (2005), de Rui Simões, e ainda “Corrupção” (2007), “A corte do Norte” (2008) e “Filme do Desassossego” (2010), todos de João Botelho.

No teatro, João Ricardo teve uma colaboração regular com o Teatroesfera e com o Teatro Nacional D. Maria II, onde encenou “Sonho de uma noite de verão” (2004) e “A ilha encantada” (2005), de William Shakespeare. Foi também diretor artístico do Teatro de Carnide.

A sua carreira teatral conta ainda com a encenação, em 2002, do monólogo “A voz humana”, com Florbela Oliveira, e a participação em peças como “Ricardo II” e “Hamlet”, ambas em 2007.

Fez também teatro radiofónico, nomeadamente na série Teatro Sem Fios, da Antena 2, onde protagonizou “Três Parábolas da Possessão”, de Francisco Luís Parreira.

Além da representação e encenação, João Ricardo teve outras paixões como a natação, a escrita e a culinária.

Tendo assumido em entrevistas que gostava de cozinhar e que tirara um curso de cozinha, confessou que tinha o sonho de abrir um restaurante.

O gosto pela escrita concretizou-o com um livro infantil, publicado em 2013 pela Dinalivro, com ilustrações de Ana Sofia Gonçalves, intitulado “Queres namorar comigo?”, que conta a história de um caracol que se apaixona por uma girafa.

Famosos homenageiam e despedem-se de João Ricardo

As despedidas ao ator surgiram pouco tempo depois após a notícia de sua morte. O amigo Gonçalo Diniz foi dos primeiros a prestar homenagem a João Ricardo – “amo-te, meu príncipe”, escreveu o ator na sua página de Instagram. Também nomes como Daniel Oliveira, Iva Domingues, Ruy de Carvalho, entre muitos outros, disseram adeus ao ator.

View this post on Instagram

???? até sempre, João … A vida é muito injusta.

A post shared by Iva Domingues (@ivadominguesoficial) on

Até sempre, amigo João

Posted by Daniel Oliveira on Thursday, November 23, 2017

View this post on Instagram

Ate ja ❤

A post shared by Nuno Janeiro (@nunojaneiro) on

View this post on Instagram

Adeus, querido João. ❤️

A post shared by ritaferrorodrigues (@ritaferrorodrigues) on

View this post on Instagram

Descansa em paz João Ricardo ???? #joaoricardo

A post shared by Ruy De Carvalho – Ator ↙️ (@ruydecarvalhooficial) on