Um novo estudo, que teve por base 201 trabalhos anteriores, revelou que as pessoas que bebem três ou quatro cafés por dia têm uma vida mais saudável. Por outras palavras, beber café traz mais benefícios do que malefícios e pode mesmo prevenir doenças cardíacas.

O trabalho científico, intitulado “O consumo do café e a saúde” e publicado na quarta-feira na revista médica BMJ, foi realizado por uma equipa de investigadores liderada por Robin Poole, especialista em saúde pública da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Através da revisão de 201 estudos anteriores, os cientistas puderam concluir que quem bebe três cafés por dia tem uma vida mais saudável, explica o The Guardian. O risco de doenças cardíacas é menor e de morte prematura também.

Durante a análise, os investigadores britânicos concluíram também que, quem bebe café com regularidade, tem menos probabilidade de ter cancro, nomeadamente da pele ou do fígado, ou diabetes tipo 2. De um modo geral, o café parece ser bom para o fígado e evitar doenças como a cirrose hepática.

Relativamente àqueles que bebem quatro ou mais chávenas de café diariamente, os investigadores não encontraram nenhum risco associado, mas concluíram que os efeitos benéficos são menos pronunciados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR