A japonesa Toyota deu a conhecer o seu mais recente robô humanóide, destinado a ajudar os humanos em tarefas realizadas em ambientes particularmente adversos. Como, por exemplo, no espaço sideral.

Resultado dos esforços dos cientistas da marca nipónica, que não se dedicam somente a veículos de quatro rodas, o T-HR3 – assim se denomina este novo robô – tem de ser sempre controlado, mesmo se à distância, por um humano. É, segundo o fabricante, um estudo técnico, para dar a conhecer uma nova tecnologia capaz de garantir um maior nível de interacção dos humanos com os robôs. Neste caso, utilizando para tal um sistema de controlo chamado “Master Manoeuvring System”, que o utilizador “veste”, para assim comandar o robô.

Quanto em actividade, o robô recorre a câmaras instaladas na cabeça para enviar imagens daquilo que vê para o visor que o ser humano enverga, ao mesmo tempo que, qualquer movimento de braços do operador, tem replicação imediata da parte do humanóide. Já para fazer o robô andar em qualquer um dos sentidos, o humano tem apenas de fazer o movimento correspondente, sem sair do local.

De acordo com a Toyota, a tecnologia está preparada para que tanto o humano como o robô não interrompam os movimentos que o outro está a realizar. Sendo que, quaisquer forças ou resistência sentidas pelo humanóide na sua acção serão igualmente passadas ao humano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform wnZJPSYE]

A marca nipónica explica ainda que o robô foi desenhado “com o objectivo de ajudar, de forma segura, nos mais diversos ambientes, tanto podendo ser em casa ou num hospital, como em zonas de desastre ou até mesmo no espaço sideral”.

“A equipa responsável pelo Robô Parceiro está comprometida em utilizar a tecnologia do T-HR3 para desenvolver robôs amigos e úteis, que possam coexistir com os humanos e ajudá-los no seu dia-a-dia. Olhando em termos de futuro, as principais tecnologias desenvolvidas para esta plataforma ajudar-nos-ão a continuar o desenvolvimento de robôs, com o objectivo de proporcionar uma melhor mobilidade para todos”, explica o director da divisão para os robôs da Toyota, Akifumi Tamaoki.

O T-HR3 tem apresentação agendada para a Exibição de Robôs 2017, que terá lugar em Tóquio, no Japão, entre os dias 29 de Novembro e 2 de Dezembro.