Modelo que representa a estreia da Lamborghini num segmento até aqui desconhecido, o dos SUV e crossovers, o Urus tem vindo a gerar uma enorme expectativa, mas também alguma desconfiança. Especialmente, entre os indefectíveis da marca. Para os quais há agora um novo dado, que deverá deixá-los mais descansados quanto à “autenticidade” do modelo: testado ainda na forma de protótipo, o “Super SUV” – como a própria marca também gosta de o designar – consegue ser mais rápido que um Huracán de tracção traseira, ao fazer os 0 aos 100 km/h em 3,35 segundos!

Com o lançamento oficial a aproximar-se a passos largos, mais precisamente no dia 4 de Dezembro, o futuro SUV da marca de Sant’Agata Bolognese dá assim uma “pequena” amostra das suas virtudes, através de uma capacidade de aceleração fenomenal. E que terá sido conseguida, conforme avança a Automobile Magazine, não por um piloto ou um elemento da marca, mas sim por um dos seus jornalistas (sortudo!), que teve oportunidade de conduzir um dos protótipos.

A publicação garante que no teste, realizado com o carro com a função Launch Control activada, o registo de 3,35 segundos terá sido feito pelos próprios instrumentos do SUV. Ainda que, acrescenta a revista, obtido em condições particularmente favoráveis, como o asfalto em excelentes condições, temperatura correcta e com o já referido Launch Control.

Como curiosidade, recorde-se que o superdesportivo Lamborghini Huracán de tracção traseira, por exemplo, anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Valor ligeiramente acima do agora alcançado pelo Urus, apesar de contar com um V10 de 580 cv, enquanto o Urus tem um V8 4,0 litros biturbo a debitar qualquer coisa como 650 cv.

Mesmo admitindo que o Huracán possa, em condições reais, melhorar o seu resultado, e descontando o facto de o Urus ter registado a sua marca em condições praticamente ideais, a verdade é que dificilmente alguém poderá dizer agora que o novo SUV da marca italiana não satisfaz as expectativas criadas pelo facto de ser um Lamborghini. Algo que, na nossa modesta opinião, ficou claro a partir do momento que o fabricante declarou que o “Super SUV” faria 0 -100 km/h certamente abaixo dos 3,7 segundos, para além de atingir uma velocidade máxima acima dos 300 km/h. Afinal, o novo Porsche Cayenne Turbo, com os seus 550 cv de potência, não faz mais – pelo menos, é a cifra oficial – que 286 km/h…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR