A chuva voltou a aparecer esta semana, chegando a ser localmente intensa em algumas regiões do país. Para esta sexta-feira, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para chuva e aguaceiros pontualmente fortes nos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Braga e Bragança, que estão sob aviso amarelo.

A chuva vai continuar a cair de forma moderada durante o fim-de-semana no Litoral Norte e em Trás-os-Montes. Em Viseu, a região que atravessa a situação mais dramática no que toca a seca, chove até terça-feira com perda de intensidade gradual com o passar dos dias. Aliás, a mesma previsão estende-se aos distritos das Beiras, da Estremadura, do Ribatejo e do Alto Alentejo. No Baixo Alentejo e no Algarve a previsão é de aguaceiros até quinta-feira, ainda que exista uma indicação de precipitação por vezes forte na quarta-feira.

Esta quarta-feira, a chuva regressou com alguma intensidade em vários locais do país. O valor mais alto de precipitação no espaço de uma hora ocorreu em Coruche, com 22 litros por metro quadrado entre as 18h e as 19h.

Capitania do Funchal emite alerta

A capitania do Porto do Funchal emitiu esta sexta-feira um aviso de má visibilidade para o mar da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo. O IPMA prevê fraca visibilidade a partir do período da tarde, aliada a ondulação superior a 3,5 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR