O Famalicão-Sporting B, encontro inaugural da 14.ª jornada da Segunda Liga, levava apenas cinco minutos quando, num lance perto da linha de fundo, o avançado leonino Ary Papel, nome pelo qual é conhecido no futebol Manuel David Afonso, carregou perto da linha de fundo o lateral dos visitados Joel Monteiro. A falta foi marcada (e bem), mas Hugo Miguel, árbitro internacional da AF Lisboa e um dos mais consagrados no atual quadro profissional, não se ficaria por aí: seguindo as indicações do assistente, expulsou com vermelho direto o angolano.

Os famalicenses, com mais uma boa exibição como tinham feito em Alvalade para a Taça de Portugal, dizimaram por completo os jovens do Sporting, demasiado “verdinhos” na abordagem aos 85 minutos em que jogaram com menos um. E a goleada final por 6-0 (golos de João Faria, Feliz Vaz, João Mendes que bisou, Vítor Lima e Willian Dias) acabou por ser o resultado natural de um encontro sem história. Pelo menos, dentro de campo.

https://www.facebook.com/SportingClubedePortugalB/videos/vb.163049087163506/1148193951982343/?type=2&theater

Vendo as repetições do lance que originou a expulsão (e que tem uma falta “normal”), fica a ideia que Ary Papel dirige apenas uma frase ao assistente que, comparando com o que se passa por norma num encontro de futebol, motivaria vermelhos sem fim. No entanto, poderá ter havido mais alguma coisa, algo que apenas se ficaria a saber caso o Relatório de Jogo fosse público, o que só acontece na Primeira Liga. Mesmo sem esse dado, os responsáveis leoninos mostraram a sua revolta com o que consideram ser “um erro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi aos quatro minutos mas podia ter sido antes, porque o árbitro ameaçou outro jogador antes de que o expulsava. Não tirando mérito do Famalicão e não ilibando as nossas responsabilidades, sugeria ao senhor árbitro que fizesse alguma ação de coaching, na qual pudesse saber quem é hoje, que recursos tem, o que quer ser amanhã e que recursos pode ter. Aquilo que aconteceu aqui hoje é inadmissível, que um jogo fique assim manchado”, comentou o treinador do Sporting B, Luís Martins, na zona de entrevistas rápidas após o encontro.

A polémica de Jorge Sousa no jogo do Sporting B, o que se passou a seguir e o que defende o árbitro

“Aquele episódio do Jorge Sousa que sucedeu há uns meses, se calhar, é uma boa explicação. Não concordamos com este tipo de coisas. Ninguém concorda, a bem do futebol. O Ary Papel não disse nada de mais e mesmo que tenha dito penso que o senhor árbitro Hugo Miguel tem condições para fazer muito melhor. Não estou a dizer nada em relação ao seu caráter, à sua idoneidade, mas estou a dizer que nós, como eles, temos de tomar decisões e as decisões têm de ser ponderadas, criteriosas. Se fosse um árbitro jovem, poderia perceber isto, mas como é alguém já com muita experiência não consigo entender…”, acrescentou o técnico verde e branco.

Também Bruno de Carvalho, presidente dos leões, comentou o lance num post colocado na sua página do Facebook, mesmo salientando que “o resultado tem de ser alvo de análise profunda e correções necessárias neste processo de crescimento de jovens jogadores”. “Mas não é por isso que devemos deixar de falar de todos os acontecimentos”, diz, antes de pedir mesmo um castigo para a equipa liderada por Hugo Miguel.

“Esperamos que tenha sido apenas um erro que venha a ser reconhecido e castigado. Não acredito que se caia no pecado de entrar numa estratégia de ‘castigar’ todos pela mesma bitola. Estamos de consciência tranquila, pois temos sido o clube que mais tem apoiado e defendido a credibilização e dignificação da arbitragem. Todos temos o direito de errar, mas também temos o dever de não deixar dúvidas. Acredito que tenha sido um erro e que os responsáveis pela arbitragem não vão ter receio de o admitir”, destacou.