A quem é que não aconteceu já, ter o carro estacionado e, ao chegar ao pé dele, descobrir que ganhou uma mossa nova? Se tem um Mercedes, saiba que, dentro em breve, será mais fácil descobrir quem foi o “artista”!

A marca da estrela acaba de criar uma nova funcionalidade, parte dos novos sistemas de conectividade “Mercedes Me” que, através de uma aplicação descarregada no smartphone, alerta-o sempre que alguém tentar fazer mal ao seu carro – seja através de um embate, na sequência de um assalto ou até mesmo rebocando-o.

Parte de uma série de serviços online que a marca da estrela pretende oferecer aos seus clientes e que lhes permite “ter” o seu carro no telemóvel, esta nova funcionalidade pode ser a solução para se sentir mais descansado, relativamente ao seu Mercedes. O qual só tem de estar equipado com os necessários sensores que grande parte das versões já possui.

Caso esses requisitos sejam cumpridos, o sistema tem tudo para correr sobre rodas: basta trancar o carro para que a funcionalidade fique activa. A partir daí, qualquer tentativa de intrusão, reboque ou até embate, será comunicada, de imediato, ao proprietário, através de um alerta no telemóvel. Com a mais-valia extra da “agressão” ficar gravada no sistema do carro, o qual pode depois exibi-la no ecrã do sistema de infoentretenimento, identificando o, ou os autores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além desta nova funcionalidade, a Mercedes-Benz deu ainda a conhecer o novo sistema de reconhecimento de voz Amazon Alexa, o qual estará disponível apenas para modelos fabricados depois de Setembro de 2014, com módulo de comunicação, assim como uma nova funcionalidade que permite operar, tanto o tecto de abrir, como os vidros das portas ou até mesmo o sistema de ventilação, remotamente. Tudo com o propósito de permitir a entrada de ar no habitáculo.

Conjuntamente com todos estes novos serviços, um novo assistente virtual, denominado Ask Mercedes, e que permite aos ocupantes fazer perguntas sobre o funcionamento de qualquer componente ou sistema presente no automóvel. Sendo que desta solução faz também parte uma aplicação que, utilizando a realidade aumentada, exige apenas que o utilizador recorra à câmara do telemóvel e a aponte para o tablier, ficando assim a saber tudo sobre cada um dos comandos ou elementos presentes no seu Mercedes.

Contactada pelo Observador, fonte da Mercedes-Benz Portugal afirmou não ser ainda possível avançar quando é que estes serviços estarão disponíveis no nosso país. Embora tudo aponte para que tal aconteça já em 2018, altura em que também será possível saber os custos associados.