As bolsas norte-americanas fecharam esta segunda-feira sem comportamento definido, com o Dow Jones a conseguir subir uns ligeros 0,10%, após dias fortes de compras nos Estados Unidos. O índice industrial Dow Jones subiu para 23.580,78 pontos, enquanto em sentido contrário o S&P 500 e o índice tecnológico Nasdaq caíram ligeiramente, 0,04% e 0,15%, respetivamente.

Ainda assim, tanto o S&P 500 como o Nasdaq bateram recordes durante o desenrolar do dia, mas que não conseguiram consolidar no final da sessão. A queda do preço do petróleo teve um impacto nas empresas de energia, o que pesou nos resultados de Wall Street. Já empresas industriais e de retalho subiram, depois de os últimos dias terem sido fortes em compras.

A sessão deste dia foi a primeira depois da ‘black friday’, que decorreu na passada sexta-feira, um dia forte de vendas com os comerciantes a anunciarem promoções. Já hoje ocorreu a ‘Cyber Monday’, data dedicada às vendas pela Internet.

A protagonista deste dia foi a Amazon, que, segundo cálculos do setor, representa metade das vendas que se fazem pela Internet nos Estados Unidos. A Amazon fechou com um discreto avanço de 0,83% com 1.196 dólares por ação, o maior valor da história da empresa no fecho da sessão, pelo que esta terça-feira poderá chegar aos 1.200 dólares. A Amazon tem vindo a ampliar ainda mais o seu campo de ação, sendo exemplo disso o anúncio a 16 de junho da compra da cadeia de supermercados Whole Foods.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR