A emissão da nova série de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável termina terça-feira, com um valor nominal global de 1.300 milhões de euros, depois de ter começado nos 500 milhões.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública emitiu uma nova série de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável, com um juro mínimo de 1,10%, através de oferta pública de subscrição dirigida ao público em geral, que decorre entre o dia 15 e esta terça-feira, dia 28.

A oferta pública de subscrição começou com um montante mínimo indicativo de 500 milhões de euros, mas este este valor aumentou há uma semana para os 1.300 milhões de euros.

As obrigações são emitidas por um período de cinco anos, ocorrendo o reembolso do capital em 5 de dezembro de 2022, o que dará aos seus titulares o direito a receber uma taxa de juro variável e igual à Euribor 6 meses acrescida de 1,10%, com uma taxa de juro mínima de 1,10%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O pagamento dos juros será feito semestralmente em 5 de junho e em 5 de dezembro de cada ano.

Esta é a sexta série de OTRV que o IGCP lança desde abril de 2016, altura desde a qual tem vindo a baixar a taxa de juro mínima paga aos subscritores: começou em 2,2%, baixando sucessivamente até esta série, que tem um juro mínimo de 1,1%.

À semelhança de outros instrumentos de retalho, a emissão das OTRV promove a aplicação da poupança de médio e longo prazo dos aforradores em títulos de dívida com características idênticas às Obrigações do Tesouro, embora com remuneração variável.