Donald Trump fez uma piada sobre nativo-americanos numa cerimónia de homenagem a veteranos Navajo da Segunda Guerra Mundial. Enquanto falava com os veteranos, Trump disse que havia uma representante democrata no Congresso a quem “chamam Pocahontas”. O presidente dos Estados Unidos referia-se à senadora Elizabeth Warren, que alega ter antepassados Cherokee e que foi alvo de múltiplas piadas semelhantes por parte de Trump durante a campanha presidencial.

“Vocês são pessoas muito, muito especiais”, disse Trump, dirigindo-se aos veteranos. “Vocês estão aqui há mais tempo do que qualquer um de nós, embora tenhamos uma representante no Congresso que dizem ter estado aqui também há muito tempo. Chamam-lhe Pocahontas. Mas sabem que mais? Eu gosto de vocês, porque vocês são especiais.”

Pocahontas, personalidade popularizada e romantizada pelo filme de animação da Disney com o mesmo nome, foi filha de um líder nativo-americano da Virginia, no século XVII, e teve várias ligações com os colonos ingleses, tendo supostamente salvo a vida de um prisioneiro dos nativo-americanos, John Smith.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A senadora Elizabeth Warren considerou “profundamente infeliz” que Trump não consiga “chegar ao fim de uma cerimónia que honra estes heróis sem lançar um insulto racial”. A Casa Branca, por intermédio da sua porta-voz, Sarah Sanders, disse que ofensivo “é a senadora mentir sobre a sua herança para avançar na carreira” e negou que Trump tenha insultado os nativo-americanos que foram homenageados.

No entanto, há quem diga que o cenário em que os convidados foram recebidos indica o contrário. Enquanto discursava na Sala Oval, Trump tinha em fundo um retrato de Andrew Jackson, antigo presidente dos Estados Unidos responsável pela retirada forçada de milhares de nativo-americanos do sul da América do Norte.

Em 1830, o sétimo presidente dos EUA assinou o ‘Indian Removal Act’, que decretou que Jackson podia negociar com as tribos do sul do país a sua remoção para territórios a oeste do Mississipi, algo a que as tribos resistiram. O resultado foi o ‘Trail of Tears’, ou Caminho das Lágirmas, uma expulsão e uma relocação forçada que matou milhares de nativo-americanos.

Os veteranos de guerra Navajo homenageados foram fundamentais nas batalhas dos EUA com o Japão no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial. Os Navajo, bem como os Cherokee, os Choctaw entre outras tribos, usavam a sua linguagem nativa como forma secreta de comunicação, impedindo assim que os planos do exército norte-americano fossem descodificados.