O aeroporto internacional da ilha de Bali permanece encerrado esta quarta-feira, pelo terceiro dia consecutivo, devido à coluna de cinza expelida pelo vulcão Agung. De acordo com a agência Reuters, o aeroporto vai reabrir durante a tarde deste dia, segundo informações divulgadas pelas autoridades. O porta-voz do aeroporto Ngurah Rai, Aroe Ahsanurrohim, confirmou que a reabertura está planeada para as 15h (hora local), uma vez que a cinza expelida pelo vulcão mudou de direção.

A informação surge depois de, em comunicado, o diretor da operadora do aeroporto Angkasa Pura, Yanus Suprayogi, ter dito que “devido às cinzas vulcânicas” a infraestrutura se ia manter em operações até à manhã de quinta-feira.

Nos primeiros dois dias de encerramento foram cancelados no aeroporto internacional Ngurah Rai quase 900 voos – 445 na segunda e 443 na terça -, a somar a 31 ligações aéreas anuladas no aeroporto da ilha de Lombok, a leste da ilha de Bali, que afetaram mais de 100 mil passageiros.

Numa outra nota, a Angkasa Pura informou que pelo menos 1.297 turistas partiram já do aeroporto Ngurah Rai ou do terminal de autocarros Mengwi com destino a Surabaya, na ilha de Java.

No aeroporto de Surabaya, os bilhetes de avião com destino à capital indonésia, Jacarta, encontram-se esgotados até dezembro, pelo que centenas de passageiros procuram rotas alternativas para regressar a casa, indicaram vários turistas à agência de notícias espanhola Efe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, indicou, através das redes sociais, que a nuvem de cinza atingiu uma altitude de 25 mil pés (7.600 metros) sobre o nível do mar.

Pelo menos 22 aldeias próximas ao vulcão foram afetadas pela cinza que se move na direção sudoeste.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos elevou, na segunda-feira, para o máximo o nível de alerta de erupção, alargou o perímetro de segurança até um raio de dez quilómetros em torno da cratera e advertiu para o risco de uma erupção maior.

As autoridades indonésias ordenaram a retirada de aproximadamente 100 mil pessoas que habitam na zona de perigo, das quais quase 40 mil se registaram já nos abrigos localizados em vários pontos da ilha turística, apesar de haver residentes que recusam abandonar as suas casas.

A última grande erupção do vulcão Agung, que ocorreu em 1963 e prolongou-se por quase um ano, causou mais de 1.100 mortos.

Bali figura como o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência anual na ordem dos 5,4 milhões de visitantes estrangeiros, segundo dados oficiais. O arquipélago da Indonésia situa-se no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que regista milhares de sismos por ano, a maioria moderados.