O romance Karen, da madeirense Ana Teresa Pereira, é o grande vencedor do Oceanos — Prémio de Literatura em Língua Portuguesa. Esta é a primeira vez que, desde a criação do galardão há 15 anos, o primeiro prémio é atribuído a uma mulher.

Ana Teresa Pereira nasceu no Funchal, na ilha da Madeira, onde ainda reside. Publicou o primeiro livro Matar a imagem, em 1989 e tem mantido um ritmo de publicação regular. Venceu o prémio PEN Clube, na categoria de “Ficção”, com o livro Se nos encontrarmos de novo e o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores com A Neve, O Lago.

Karen, editado pela Relógio d’Água em julho de 2016, foi escolhido de entre 1.215 originais de autores de língua portuguesa, publicados durante o ano passado. De acordo com um comunicado emitido pela editora portuguesa, Karen vai ser em breve pela editora brasileira Todavia.

A poetisa portuguesa Ana Mafalda Leite, que fez parte do júri deste ano e a quem coube o anúncio dos vencedores, descreveu Ana Teresa Pereira como “uma mulher misteriosa”, tal como o seu romance, “que leva o leitor por uma aventura em que não sabe bem qual será o resultado”. “É como se entrássemos numa tela de cinema ou na paisagem de uma pintura e seguíssemos a personagem na sua vida paralela, em seus distúrbios imaginários”, disse ainda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao contrário do que aconteceu nas edições anteriores, este ano, o Oceanos expandiu-se e passou a aceitar obras de escritores de língua portuguesa com livros publicados em qualquer país, aumentando a amplitude da sua atuação. A organização também passou a aceitar inscrições de livros de poesia, prosa de ficção, dramaturgia e crónica que foram publicados apenas no formato digital. Dos 51 livros finalistas, 31 foram escritos por brasileiros, 19 por portugueses e um por um autor angolano.

Além de Ana Teresa Pereira, foram também galardoados o autor brasileiro Silvano Santiago, que ficou em segundo lugar com o romance Machado,seguido do poeta português Helder Moura Pereira, autor de Golpe de Teatro. Anunciações, da portuguesa Maria Teresa Horta, e Simpatia pelo Demónio, do romancista brasileiro Bernardo Carvalho, ficaram em quarto lugar.

O júri do prémio Oceanos de 2017 foi constituído pelos portugueses Ana Mafalda Leite e António Guerreiro e pelos brasileiros Beatriz Resende, Eliane Robert Moraes, Mirna Queiroz, Maria Esther Maciel, Heloisa Jahn, Eucanaã Ferraz, Ricardo Aleixo e Sérgio Alcides.

O prémio Oceanos, organizado anualmente no Brasil pelo Itaú Cultural (e que, até 2014, se chamava Portugal Telecom), tem um valor de 100 mil reais (cerca de 26 mil euros).