Depois das marcas alcançadas pelo Porsche Panamera Turbo e, mais recentemente, pelo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, há um novo rei em Nürburgring, entre as berlinas de quatro portas: o Jaguar XE SV Project 8 – basicamente, uma adaptação extrema e radical do modelo de entrada na gama do construtor britânico, o XE.

O XE SV Project 8 acaba de cumprir uma volta ao traçado norte de Nürburgring, o Nordschleife, em 7 minutos e 21,23 segundos, ou seja, menos 11 segundos por volta que o anterior detentor do recorde, o Alfa Giulia Quadrifoglio. Para conseguir tal feito, o felino britânico valeu-se de um impressionante V8 sobrealimentado a debitar 600 cv, mas também de uma série de soluções aerodinâmicas radicais, um chassi mais baixo cerca de 15 mm, além de um emagrecimento que o obrigou a perder, inclusivamente, os bancos traseiros. Tendo-lhe sido adicionado, pelo contrário, elementos mais comuns nos carros de corrida, como é o caso da jaula de segurança e arneses.

Com muitas diferenças face ao modelo que lhe serve de base, o XE SV Project 8 nada tem que ver com o modelo do dia-a-dia, também nas prestações. Com esta versão especialmente preparada pelo departamento de veículos especiais (SVO) da Jaguar Land Rover a conseguir, por exemplo, acelerações dos 0 aos 100 km/h em só 3,3 segundos, assim como uma velocidade máxima de 320 km/h.

Novo rei de Nürburgring, entre as berlinas de quatro portas, o XE SV Project 8 vai ter direito a uma produção prevista de apenas 330 unidades. Cada uma a custar, basicamente, o mesmo que cinco XE standard juntos. Pergunta: o Quadrifloglio que aviou o Panamera Turbo também custaria cinco vezes mais que o modelo de série? Parece-nos que não…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR