Na nota que enviou a todos os funcionários da NBC a comunicar o despedimento de Matt Lauer, Andrew Lack, presidente do canal de televisão, afirmava que tinha razões para acreditar que o caso de assédio sexual “não tinha sido um incidente isolado”. E, ao que parece, tinha razão.

O New York Times avança que depois do despedimento do apresentador do “The Today Show” ter sido tornado público, a NBC recebeu mais duas queixas de assédio sexual relativas a Lauer. Uma das acusações é de uma antiga funcionária do canal de televisão que garante ter sido chamada ao gabinete do apresentador, em 2001, e ter tido relações sexuais com ele. O jornal norte-americano conta que entrou em contacto com a mulher em questão mas que esta não quer revelar o nome.

A antiga funcionária da NBC disse ao NY Times que se sentiu desamparada porque não queria perder o emprego e acabou por não fazer queixa, contando apenas ao marido e a uma amiga.

Matt Lauer, apresentador do programa de notícias da NBC “The Today Show”, um dos mais populares dos Estados Unidos da América, foi despedido depois de o presidente do canal de televisão ter recebido uma queixa de assédio sexual. Em comunicado, Andrew Lack explicou que recebeu uma queixa na segunda-feira sobre o “comportamento sexual inapropriado” de Lauer “no trabalho” que “violava claramente as regras da empresa”. “Em resultado disso, decidimos terminar o seu contrato.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A nota, lida em direto por Savannah Guthrie, que também apresentava o programa, é referido que esta foi a primeira queixa apresentada contra Lauer desde que este entrou para a NBC mas que existem razões para a direção acreditar que este não foi um caso isolado. Lauer, de 59 anos, começou a trabalhar no “Today” em 1994 (o programa existe desde 1952) e ocupava o lugar de apresentador desde 1997.

“A nossa prioridade é criar um ambiente de trabalho onde toda a gente se sente segura e protegida, e assegurar que quaisquer ações que sejam contrárias aos nossos valores têm consequências, independentemente do ofensor”, refere o comunicado. A NBC garantiu ainda que a direção está “profundamente triste” com estes eventos. “Mas vamos enfrentá-los juntos” e de forma transparente.

O apresentador da NBC é o mais recente caso na onda de acusações de assédio sexual em Hollywood, que começou com os relatos de abusos sexuais levados a cabo pelo produtor Harvey Weinstein. Antes de Lauer, o último nome a ser revelado foi o de John Lasseter, diretor criativo da Disney e fundador da Pixar. Perante as acusações, o realizador de “Toy Story” acabou por pedir uma licença sabática de seis meses.

Apresentador do programa “The Today Show” despedido da NBC por assédio sexual