Barack Obama está de visita à Ásia. Apesar de já não estar na Casa Branca, o ex-presidente americano continua a encontrar-se com líderes mundiais. China, Índia e, por fim, Paris, são as visitas de Obama.

A primeira paragem acontece esta quarta-feira, na China, onde se vai encontrar com o presidente Xi Jinping. Ao que parece, o ex-presidente americano está a seguir os passos de Donald Trump, que esteve com o líder chinês em Beijing no início do mês, segundo publicou a Quartz. De acordo com um porta-voz, “Obama forjou uma parceria estreita e cooperativa com o presidente Xi em questões que vão desde o crescimento da economia global até ao combate às mudanças climáticas”, esperando agora a mesma posição.

Trump publica vídeo da sua passagem pela Ásia. Com música apropriada

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quinta-feira, Obama segue para Nova Deli, onde se vai encontrar com o primeiro-ministro, Narendra Modi, com quem tem uma boa relação. O ex-presidente aprecia a relação próxima que partilham e o “seu trabalho conjunto para fortalecer as relações entre os EUA e a Índia e combater o terrorismo e as mudanças climáticas”.

A agenda do ex-presidente dos EUA vai estar completa: entre encontros privados e públicos, Obama vai comparecer em conferências sobre educação e pequenas e médias empresas, na China, e, na Índia, vai estar na Conferência Hindustan Times Leadership, onde Nerendra Modi também vai ser orador, e de onde segue depois para Paris, segundo o jornal Independent.

Nos últimos meses, Barack Obama jogou golfe com o presidente Mauricio Macri, em Espanha, manteve contacto com Angela Merkel, jantou com o primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, e ainda visitou o palácio presidencial da Indonésia com o atual presidente, Joko Widodo.