O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, lamenta que se tenha acabado com os balcões concelhios de apoio aos agricultores e defende que “faria sentido” o Ministério da Agricultura sair de Lisboa. Em entrevista à Rádio Renascença, o governante diz que gostaria de acabar a carreira política deixando na floresta uma “herança” semelhante à que deixou no Alqueva, também, na altura, criticada por muitos.

“Sim, faria sentido [o Ministério da Agricultura sair de Lisboa]. Fiz toda a minha carreira como funcionário do Ministério da Agricultura e aquilo que mais me entristeceu nos últimos anos, fruto de vários governos, foi ter visto o sucessivo desmantelamento do ministério e particularmente nas zonas onde mais devia estar, que era nos territórios rurais“, afirmou Capoulas Santos, referindo-se aos “balcões concelhios onde estava o apoio aos agricultores” que foram concentrados nas sedes distritais e nas sedes regionais. As associações agrícolas têm “ocupado esse espaço” deixado livre pelos tais balcões, acrescentou o governante.

Os fogos não ficaram de fora da entrevista, nomeadamente no que à floresta diz respeito. Questionado sobre como se convence as pessoas a plantar outras espécies que não o eucalipto e o pinheiro, o ministro admitiu que “a única forma de garantir que há investimento nessas espécies é integrando-as em projetos de florestação”.

E aludiu ao diploma criado no âmbito da reforma da floresta que “cria as entidades de gestão florestal que visam criar condições para que o minifúndio possa ter dimensão, integrado em cooperativas ou empresas, que beneficiarão de um generoso regime de incentivos fiscais e que irão florestar de acordo com planos de gestão florestal, onde esse conjunto de espécies têm o seu espaço”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, lembrou, o “Estado vai avançar com uma empresa pública” de forma a que essas mesmas entidades “geridas profissionalmente possam apresentar a essas pessoas, por exemplo, a hipótese do arrendamento dessa sua pequena parcela, que passa a ter um rendimento anual garantido”.

Questionado também sobre o fim dos guardas florestais, Capoulas Santos sublinhou que esse grupo de profissionais não desapareceu. “Os guardas florestais não acabaram porque eles estão na GNR, que criou, há pouco mais de dez anos, um serviço próprio da natureza — o SEPNA. Na altura, os guardas florestais eram cerca de 600. Neste momento existem cerca de 600 SEPNA e 300 guardas Florestais. Portanto, existem mais 300 do que existiam nessa altura.” E ainda mais “umas centenas de vigilantes da natureza”.

De lembrar que o ministro da Administração Interna já veio entretanto anunciar um reforço dos elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR de 600 para 1.100 e de guardas florestais de 300 para 500 elementos já em 2018.

Medidas, medidas, medidas. E dinheiro? “Estamos a executar o programa de desenvolvimento rural, que tem quatro mil milhões de euros para o período de 2014 a 2020. Só nas medidas florestais, que têm no seu conjunto 540 milhões de euros, estão a pagamento 240 milhões.” E, além dos fundos comunitários, vem também dinheiro do Orçamento do Estado, por exemplo, para as medidas destinadas aos pequenos agricultores na região dos incêndios.