Modelo mítico na oferta da norte-americana Jeep, cujas origens remontam à II Grande Guerra e ao eterno Willys, o Jeep Wrangler acaba de dar a conhecer, no Salão Automóvel de Los Angeles, EUA, a sua mais recente geração. Que os seus responsáveis garantem ser um salto qualitativo e evolucional, entre outros factores, por ter previsto oferecer, pela primeira vez na história do modelo, uma versão híbrida plug-in.

O anúncio desta intenção foi feito pelo próprio responsável máximo da Jeep, Mike Manley, que garantiu ainda que esta nova e mais ecológica versão deverá chegar já em 2020.

Novo Wrangler é melhor em tudo, garante a Jeep

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Embora este mesmo responsável tenha recusado entrar em detalhes, nomeadamente quanto ao tipo de sistema híbrido que o Wrangler PHEV irá adoptar, é possível que seja a propulsão híbrida já estreado na Chrysler Pacifica Hybrid. Esta tem por base um V6 3,6 litros a gasolina, conjugado com dois motores eléctricos e um pack de baterias de iões de lítio de 16 kWh. Mas como a adaptação desta solução pode vir a revelar-se um problema, não será uma total surpresa se o Wrangler vier a contar com um sistema híbrido próprio. Ainda que, certamente, incluindo muitos dos componentes utilizados na Pacifica, até para baixar os custos de desenvolvimento e produção.

Por outro lado, também não se sabe ainda se este novo PHEV será comercializado apenas nos EUA, ou se será disponibilizado noutros mercados, como acontece com as restantes versões.

Recordar apenas que a nova geração Wrangler já tinha prevista uma variante semi-híbrida, com base num 2,0 litros turbo a gasolina, acrescido de um sistema eléctrico com gerador e bateria de 48V. Que, em conjunto, permitem anunciar uma potência de 268 cv e 400 Nm de binário, valores “digeridos” por intermédio de uma transmissão automática.