O Papa Francisco chegou esta quinta-feira à capital do Bangladesh, Daca, após uma visita diplomaticamente delicada a Myanmar devido ao êxodo de centenas de rohingyas, a minoria muçulmana alvo de descriminação pelos militares birmaneses.

Proveniente de Rangun, o Papa chegou a Daca às 14h45 (08h45 em Lisboa) onde vai permanecer até sábado. O Bangladesh, com 160 milhões de habitantes, enfrenta desde o verão o exílio forçado de milhares de pessoas da comunidade rohingya que fogem de Myanmar.

Mais de 620 mil pessoas da minoria muçulmana myanmarense começaram a abandonar o país em direção ao Bangladesh, há três meses, para escaparem a perseguições que as Nações Unidas consideram “limpeza étnica”. A crise humanitária que atinge os rohingyas é uma das mais graves ocorridas no século XXI e está a marcar a deslocação do chefe da igreja católica.

Quinta-feira de manhã, ainda em Myanmar, o Papa celebrou uma missa que juntou os católicos de Rangun. No Bangladesh, a comunidade católica é uma minoria constituída por 380 mil pessoas sendo que esta deslocação é a primeira visita de um chefe da igreja católica depois da viagem do Papa João Paulo II, em 1986.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR