A Proteção Civil dos Açores emitiu esta sexta-feira um alerta de mau tempo, tendo em conta que se intensificaram as condições de instabilidade nas nove ilhas, que estão sob aviso laranja devido a previsão de chuva e trovoada.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “tendo-se intensificado as condições de instabilidade, mantém-se o nível laranja” para chuva, com “eventos de precipitação intensa que, por vezes, poderá ser de granizo, e aumenta-se para laranja o nível referente a trovoada, que podem ser frequentes e concentradas”.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro emitido pelo IPMA, vai vigorar nos grupos ocidental (Flores e Corvo), no central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e oriental (São Miguel e Santa Maria) até às 18h00 locais (mais uma hora no continente).

Face a essas previsões, a Proteção Civil açoriana recomenda que sejam tomadas medidas de proteção especiais atendendo ao mau tempo durante este período. con

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR