O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, agradeceu este sábado o “claro apoio” dos socialistas europeus à candidatura do ministro das Finanças português à presidência do Eurogrupo, frisando que Mário Centeno é “parte essencial” na “mudança de política”.

“Temos muito orgulho e quero aqui agradecer o claro apoio de toda a família socialista ao facto de termos apresentado o candidato à presidência do Eurogrupo e à sua eleição segunda-feira — o nosso ministro das Finanças, Mário Centeno –, que tem sido parte essencial da execução desta mudança de política”, afirmou António Costa. De acordo com o Conselho Europeu, a corrida à presidência do Eurogrupo terá outros três candidatos: Pierre Gramegna (Luxemburgo), Peter Kazimir (Eslováquia) e Dana Reizniece-Ozola (Letónia).

Contas dos socialistas europeus indicam que Centeno tem apoios para ganhar o Eurogrupo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O secretário-geral do PS discursava perante os delegados ao conselho do Partido Socialista Europeu (PES), que terminou hoje, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

António Costa considerou que a estratégia seguida pelo Governo que lidera é a prova de que “é possível virar a página da austeridade” com as mesmas regras a nível europeu e fazer uma política diferente “com mais crescimento económico e igualdade”.

“E dois anos depois dizemos com orgulho que fizemos diferente, virámos a página da austeridade e temos finanças públicas mais sólidas do que há dois anos”, disse, salientando que este ano o défice será mais baixo do que no ano anterior e que “no próximo ano será ainda mais baixo”.

Antes do discurso de António Costa, Ana Catarina Mendes, tinha pedido aos socialistas o apoio à candidatura de Centeno: “Espero que o candidato socialista de uma aliança de Governo de esquerda possa merecer o apoio de muitos de vós”, disse a secretária-geral adjunta do PS, falando de uma “agenda de coesão” defendida pelos socialistas.

Socialistas têm “responsabilidade de liderar a Europa”

No mesmo encontro, o presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), Serguei Stanishev, reforçou que Mário Centeno tem “todo o apoio” dos socialistas europeus.

“Estamos muito entusiasmados, porque podemos ver que um Governo socialista, em circunstâncias muito difíceis e com um passado pesado de austeridade, conseguiu grande sucesso com as suas medidas económicas e sociais. Isto não é nenhum exagero. Estamos aqui a assistir a um milagre em progresso”, sustentou.

Stanishev, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa que antecedeu o encerramento da reunião do Conselho do PSE, reforçou que os socialistas europeus têm a “responsabilidade de liderar a Europa em direção a novos horizontes”. “Não podemos permitir que o debate sobre o nosso futuro fique refém nem dos conservadores, que levaram os europeus a perder confiança nas políticas das nossas instituições, nem dos nacionalistas, nem da extrema direita, dos populistas, que apenas querem destruir a ideia europeia”, acrescentou.