O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em Alcabideche (Cascais), encerrou 32 das 134 camas de que dispunha para internamento de adultos, por falta de médicos fisiatras, revela este domingo o jornal Público.

A unidade pertence à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem tentado resolver o problema contratando mais médico. Contudo, não teve sucesso: o mesmo jornal revela que a instituição não obteve respostas ao anúncio publicado em busca de profissionais para as vagas.

“O problema está sobretudo na falta de fisiatras. Nos últimos cinco anos o número de médicos passou para cerca de metade. Atualmente são 15, sendo que apenas oito estão com um horário de 42 horas semanais em exclusividade. Há cerca de três meses encerraram 32 camas do internamento de adultos por causa da falta de médicos”, disse ao jornal Público o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha.

Com três enfermarias (uma de pediatria e duas para adultos), o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão recebe doentes que vêm referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde e tinha, na última terça-feira, 77 doentes em lista de espera.

Contudo, o encerramento das mais de 30 camas “não teve praticamente impacto no aumento da lista de espera para internamento, sobretudo devido ao esforço dos profissionais”, disse fonte da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ao Público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR