Nigel Farage recusou acusações de hipocrisia depois de afirmar que tencionada aceitar uma pensão que terá direito financiada por contribuintes da União Europeia.

O antigo líder do UKIP, partido anti-europeu do qual se se demitiu depois do Brexit ter ganho o referendo de 2016 no Reino Unido, já reagiu a uma notícia avançada pelo Sunday Times, no qual era estimado o valor da pensão a que terá direito quando fizer 63 anos. As contas do jornal britânico apontam para uma reforma anual de 73 mil libras (83 mil euros).

Apesar de se ter demitido do seu partido, Nigel Farage de 53 anos é deputado europeu onde tem sido desde sempre um grande crítico da União da Europeia. Questionado num programa da BBC, The Andrew Marr Show, se tencionava a aceitar o pagamento, respondeu: “Claro que vou aceitar. Sempre o disse desde o primeiro dia”. E “porque deveria a minha família e outros sofrer ainda mais?”, acrescentou.

A pensão de Farage até poderá ser em parte financiada pela conta que o Reino Unido terá de pagar para sair, fala-se em 50 mil milhões de euros, que irá compensar os europeus dos compromissos que os britânicos vão deixar para trás. Apesar de defender que tem direito, Nigel Farage mostrou-se cético sobre a viabilidade de vir a receber a reforma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Dada a forma arbitrária como a União Europeia se tem portado no que toca a dinheiro, ficarei muito surpreendido se chegar a receber alguma coisa. Acho que nunca vai acontecer”, afirmou durante o programa da BBC.

E quando confrontado com os que a acusam de hipocrisia, Farage respodeu: “Tenho votado na perda do meu emprego (deputado no Parlamento Europeu). Fui o peru que votou a favor do Natal. Como é que isso pode ser hipocrisia?

Uma das vozes que atacou Farage foi o porta-voz dos democratas liberais. Para Tom Brake, o eurodeputado inglês é um hipócrita sem vergonha. “Ele fala contra o chamado o dinheiro fácil da União Europeia, mas está disposto a encaixar quando lhe dá jeito.” Provavelmente até apoia em segredo o cheque de 50 mil milhões de euros a pagar pelo Reino Unido porque inclui o dinheiro para pagar a sua pensão europeia, acrescentou.