Curiosidades Auto

Insólito. Chita vs Fórmula E, qual o mais rápido?

328

Aqui está uma corrida pela qual ninguém esperava: o animal mais veloz do planeta contra o fórmula que menos o polui. Num arranque de 0-100 km/h, entre uma chita e um Fórmula E, qual é o mais rápido?

Autor
  • Alfredo Lavrador

Este confronto tem alguma razão de ser, sobretudo se nos concentrarmos naquilo que ambos os competidores têm em comum. Entre ambos reina o silêncio, nenhum polui e qualquer um dos dois cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos. E, para facilitar a vida ao felino, foi-lhe permitido jogar em casa, pelo que a insólita corrida teve lugar no continente africano, numa região remota na África do Sul.

O Fórmula E, nas especificações da corrente temporada 2017/2018, que se iniciou este fim-de-semana em Hong-Kong e que disputará a última corrida no Canadá, a 29 de Julho, é accionado por um motor eléctrico que fornece 245 cv. Para o conduzir foi convidado Jean-Eric Vergne, que se classificou na 5ª posição no último campeonato e que, curiosamente, é piloto oficial da equipa Techeetah – ideal, portanto, para enfrentar o veloz felino.

Frente ao Fórmula E de Vergne apresentou-se o mamífero terrestre mais rápido do mundo, mas apenas em curta distância, a necessária para garantir uma refeição. Alta, com quase 95 cm na zona da cabeça, e comprida, com cerca de 1,3 metros, a chita é extremamente leve, com o macho a atingir um máximo de 45 kg, provando que até no reino animal o excesso de peso é prejudicial nos arranques. E como o elegante felino não é conhecido pela sua resistência, foram utilizados quatro animais, de características semelhantes, para que o esforço não fizesse perigar a saúde dos corredores de quatro patas.

Quanto ao resultado, o melhor é ver o vídeo. Mas sempre podemos avançar que a eficácia da chita nos primeiros metros é impressionante, com as suas garras não retrácteis a assegurar a desejada tracção.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote no primeiro concurso em Portugal dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site