Bruxelas quer a proposta final do Reino Unido para o Brexit entregue até esta quarta-feira, para que seja possível preparar o Conselho Europeu que está marcado para a próxima semana, dias 14 e 15 de dezembro. “O prazo final dos prazos finais é esta semana”, disse fonte oficial à Bloomberg.

Esta segunda-feira, a primeira-ministra britânica reuniu-se com o presidente da Comissão Europeia mas ainda não houve acordo para o Brexit, com Jean-Claude Juncker a desdramatizar, no final do encontro, dizendo que não se tratava de “um fracasso”. Mas, agora, em Bruxelas pede-se que o processo seja acelerado.

“Há muita boa vontade dos dois lados”, diz a mesma fonte citada pela Bloomberg, que acrescenta que as conversações vão continuar mesmo que este prazo seja ultrapassado.

Fronteira com a Irlanda trava acordo do Brexit

De acordo com o que disse Theresa May esta segunda-feira, existem “uma ou duas áreas” onde a União Europeia e o Reino Unido ainda têm arestas por limar nesta fase da negociação em que ainda não estão fechadas questões essenciais, como por exemplo a relativa à fronteira das Irlandas no pós-Brexit. E, enquanto não houver fumo branco sobre este ponto, a negociação não avança para a fase seguinte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR