786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Johnson & Johnson está a retirar lentes de contacto de circulação devido a um pelo

Este artigo tem mais de 5 anos

Em causa está um possível elemento intruso, visível, no recipiente de alguns lotes de lentes de contacto. Ainda não foi notificado nenhum caso de reação adversa. Foram vendidas em Portugal 80 unidades

Em Portugal foram vendidas cerca de 80 unidades pelo fabricante, mas está a ser apurado se estas embalagens já estarão comercializadas
i

Em Portugal foram vendidas cerca de 80 unidades pelo fabricante, mas está a ser apurado se estas embalagens já estarão comercializadas

n4i/ Flickr

Em Portugal foram vendidas cerca de 80 unidades pelo fabricante, mas está a ser apurado se estas embalagens já estarão comercializadas

n4i/ Flickr

A Johnson & Johnson Vision Care está a retirar de circulação diversos lotes de lentes de contacto com um possível elemento intruso. De acordo com o Infarmed, o fabricante está a recolher os lotes após ter encontrado um pelo de uma escova entre o blister — ou seja, o recipiente da lente — e o invólucro de alumínio.

O pelo detetado no recipiente provém de uma escova de limpeza que é usada periodicamente no fabrico das lentes e a empresa já tomou medidas para prevenir novas ocorrências. Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, ainda não há notificações de reações adversas.

As lentes e os respetivos números de lote, que podem ser encontrados no recipiente individual das lentes de contacto e na área do código de barras das caixas, são os seguintes:

O Observador contactou o Infarmed, que afirma que o problema “de uma forma geral não provoca sérias consequências na saúde dos utilizadores”, podendo eventualmente provocar irritação, dor, vermelhidão ou alterações na visão após retirar as lentes.

A Autoridade do Medicamento esclarece ainda que o elemento (pelo), a existir, “pode ser detetado pelo utilizador aquando da abertura da embalagem”. Ainda assim, conforme dito no aviso publicado esta terça-feira, caso tenha lentes de contacto com estes números de lote deve parar de as usar e contactar um médico se apresentar uma das quaisquer reações adversas mencionadas acima.

Em Portugal “foram vendidas cerca de 80 unidades”, diz o Infarmed, estando ainda por apurar se estas já estão a ser comercializadas ao público ou se ainda estão em distribuição. De acordo com a informação recebida do fabricante, os lotes foram comercializados no mercado europeu e, fora desses, mais nenhum estará afetado. Por enquanto não é possível saber quantas unidades são no total pois o “fabricante está a concluir o processo de recolha”.

Para devolução e substituição do produto contacte o Apoio ao Cliente (800 200 243 ou clientes@csces.jnj.com). Se identificar outros problemas ou incidentes relacionados com as lentes de contacto deve notificar a Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora