A curta-metragem “The Big Ugly”, filmada com um drone durante uma sessão de ondas gigantes na Nazaré, venceu este sábado a primeira edição do Los Angeles Drone Film Festival na categoria “News & Documentary”.

O vídeo, captado no inverno passado, tem como protagonistas três dos melhores surfistas de ondas gigantes da atualidade. A ação começa com uma onda apanhada por Pedro Viana, que cai da prancha no final da onda e precisa de resgate. Nessa altura, o companheiro de profissão Lucas Chianca apressa-se a socorrer o amigo mas o jet ski onde os dois já estavam sentados vira-se. Everaldo Teixeira, um veterano de ondas gigantes, acaba por salvar Viana e Chianca. Toda a aflição foi filmada muito de perto, do princípio ao fim, e chegamos a sentir que estamos a assistir a uma cena ficcionada.

As imagens tornaram-se virais em março deste ano, quando foram licenciadas à National Geographic. Em poucos dias, atingiram 25 milhões de visualizações nas redes sociais do canal Nat Geo Adventure. Desde aí, já foram utilizadas em vários documentários e programas de televisão. A curta-metragem “The Big Ugly” é um reedição das imagens originais para um formato adequado ao festival de Los Angeles e condensa em três minutos o melhor deste episódio.

A equipa por detrás do vídeo é a Máquina Voadora – Produções, uma produtora portuguesa especializada em drones que se dedica à publicidade, informação e produção de documentários, principalmente no mercado internacional. Veja “The Big Ugly”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR