Sabemos que o frio já chegou para doer quando andamos na rua a reclamar entre-dentes e a tentar aquecer as mãos com a nossa própria respiração. E embora seja no inverno que lhes damos mais atenção porque as frieiras assim nos lembram, os cremes deveriam ser de utilização diária durante todo o ano. Pense na forma como as mãos estão expostas a tudo e mais alguma coisa (não fazemos nada sem elas, certo?) e como a sua pele sofre com a humidade, o calor, os raios UV, a água, o vento e, agora, o frio.

E fica um facto a reter para o resto da sua vida: as mãos envelhecem mais rapidamente do que o rosto exatamente porque não lhes prestamos assim tanta atenção. E as intervenções de rejuvenescimento de mãos já são uma realidade. Qualquer coisa como injetar gordura da próprio corpo nas mãos para restaurar o volume, preencher as rugas e melhorar a qualidade da pele. É indolor, dizem, mas porque não adicionar um creme de mãos à sua rotina para as manter protegidas, hidratadas e, se se preocupa com estas questões, rejuvenescidas?

Os benefícios de usar um creme de mãos diariamente

E quem diz diariamente diz várias vezes ao dia. As suas propriedades hidratantes ajudam a evitar queimaduras, secura e frieiras que já são um sinal de uma pele extremamente agredida pelas condições ambientais. As mãos e os dedos têm menos lípidos em comparação com outras partes do corpo e, por isso, ficam secos e rachados mais facilmente. O que os cremes e loções de mãos vão fazer é criar uma película protetora porque têm ingredientes emolientes, ricos e próprios para esta zona do corpo que precisa de mais hidratação. E se os cremes próprios para o verão têm filtros UV para proteger do sol, os de inverno têm ingredientes que selam a humidade na pele para as manter hidratadas.

Este é aquele tipo de creme que deve ter na mala ou na secretária do trabalho para aplicar várias vezes ao dia e na mesa de cabeceira para não se esquecer antes de dormir. Isso vai evitar frieiras, eczemas, feridas, secura extrema e rachas que, além de serem dolorosas, contribuem para o envelhecimento precoce. E, claro, luvas. Use sempre luvas no exterior.

Reunimos uma fotogaleria de sugestões para vários problemas e que vão ser a salvação das suas mãos no frio que veio para ficar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR